Categorias



Primeiro desfile da 31ª Schützenfest vence a chuva, encanta e contagia

10/11/2019 - Publicado por: Giovane - Categoria: Cultura - Tags: schutzenfest

O céu teimou em amanhecer nublado e com chuvisco, mas quem pensou que isso pudesse impedir o desfile de abertura da 31ª Schützenfest se enganou. A alegria, a disposição e emoção em compartilhar com o público o amor pela tradição venceram qualquer obstáculo.

O resultado foi uma Walter Marquardt colorida, cheia de entusiamo, capaz de arrepiar aqueles que observam com atenção. Entre público e participantes, foram cerca de 3,5 mil pessoas.

Como de costume, o desfile iniciou às 10h em frente ao Posto Mime Matriz. Ao dar boas vindas a todos, o prefeito Antídio Lunelli aproveitou para parabenizar as sociedades e os integrantes da CCO (Comissão Central Organizadora). Em seguida, todos marcharam rumo ao Parque de Eventos.

O primeiro pelotão estava formado pelas bandeiras do Brasil, Santa Catarina, e dos municípios de Schroeder, Corupá, Guaramirim e Jaraguá do Sul, conduzidas pelos representantes dos Grupos filiados à Liga dos Grupos Folclóricos de Jaraguá do Sul, que tem como objetivo resgatar e preservar a cultura germânica.


Depois, estavam os reis do tiro, Claudio Ivair Schmidt e Inaurea Reinke Schmidt. Eles têm ainda mais motivos para comemorar. Claudio conquistou o ouro nos Jogos Abertos de Santa Catarina representando Jaraguá do Sul. E a comemoração do casal foi como? Na Schützenfest, é claro.

Os reis do tiro estavam acompanhados de todas as majestades, que são os reis, rainhas do tiro, primeiros e segundos cavalheiros, primeiras e segundas princesas, que são os campeões das competições entre as sociedades participantes da festa, nas modalidades chumbinho, seta e carabina 22.

As Majestades da 31ª Schützenfest vieram na sequência. Protegidas por um guarda-chuva, a rainha Jaise Franzner Frotscher e as princesas Joyce Caroline Brühmüller e Samara Boshammer sorriam. Aplaudidas pelo público, elas são uma mostra da disposição em preservar e valorizar a tradição germânica. A rainha Jaise tem repetido que são 11 dias intensos de Schützenfest que merecem ser vividos com toda alegria possível. O famoso Wilfried não pensa diferente. “No cansaço a gente pensa depois”, brinca o mascote da festa.

Na sequência estavam as sociedades e os grupos folclóricos. Carrinhos de chope, de salsicha, música e animação não faltaram. As crianças também marcaram presença simbolizando o futuro da Festa dos Atiradores e das próprias sociedades.

Para Rodrigo Nelmann, 16 anos, da Sociedade 25 de Julho, participar desse momento é gratificante. “É tudo muito bonito e emocionante”, afirma.

O próximo desfile está marcado para domingo dia 17, também às 10h na Walter Marquardt.


Boletim dos
dias 7,8 e 9


Público: 32.853 pessoas
Chope: 54.479 copos
Tiro: 22.479
Água: 5.396
Refri e suco: 3.421

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000