Categorias



Prefeitura promove capacitação para Ongs protetoras dos animais

15/07/2019 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Capacitação - Tags: capacitacao ong protetora animais sebrae

A Prefeitura de Jaraguá do Sul trabalha para criar uma política pública de cuidado com os animais abandonados da cidade. Além do apoio em feiras de adoção, a prefeitura está organizando capacitações voltadas às Organizações Não Governamentais (ONGs) protetoras dos animais, para que estejam com suas documentações em dia e possam participar de editais públicos envolvendo o cuidado, tratamento ou castração de animais abandonados. A primeira capacitação acontece nesta terça-feira (16), às 18h30, no Sebrae de Jaraguá do Sul. Cerca de 30 voluntários de ONGs já confirmaram presença no curso que terá como tema a Conceituação Legal de uma ONG. As capacitações são resultado de parceria entre a Fujama, a Secretaria de Saúde, o Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Agricultura, o Sebrae e as ONGs.

A chefe de Gabinete Emanuela Wolff explica que, a exemplo do trabalho realizado com os recicladores de lixo de Jaraguá do Sul - que foram capacitados e orientados para receber os materiais recicláveis recolhidos pela empresa Ambiental -, assim também será feito um trabalho especial com as cerca de cinco ONGs protetoras de animais de Jaraguá do Sul. O trabalho é focado principalmente na organização burocrática das ONGs, para que possam receber verbas do poder público ou participar de editais. 

O presidente da Fujama e coordenador das ações voltadas aos cuidados com os animais, Normando Zitta, adianta os temas das próximas capacitações que serão ministradas às ONGs pelo Sebrae. “Em agosto será abordado o gerenciamento financeiro de uma ONG e, depois, será feita uma sobre a contextualização jurídica sobre maus tratos e controle populacional dos animais”, cita Zitta.


Feiras de adoção

A Prefeitura de Jaraguá e a Ajapra organizaram nos dias 6 e 13 de julho, sábado, uma feira de adoção de cães, tendo como um dos objetivos diminuir a população de cachorros na casa de Maria Teresa – uma senhora de tem em sua residência aproximadamente 70 animais. Até o momento seis cães foram adotados. Mais feiras serão organizadas para que a população interessada possa adotar um cãozinho. Datas e locais serão divulgados no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul.  



 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000