Categorias



Prefeitura investe na capacitação dos cuidadores de crianças abrigadas

22/10/2010 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Social - Tags:

A capacitação para cuidadores que atuam no Abrigo para crianças e adolescentes, localizado no bairro Tifa Martins, aconteceu quinta e sexta-feira (22) e atingiu 25 profissionais. Eles receberam orientações técnicas sobre como acolher crianças e adolescentes abrigados provisoriamente. Todas as orientações foram baseadas no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Entre os 25 participantes, além dos cuidadores do abrigo, estava a equipe de apoio (merendeira, zeladora), equipe técnica (assistente social, psicólogo, pedagoga) e duas famílias acolhedoras.

A mestre em Educação Sociocomunitária, Joanice Barbosa Parmigiani, da empresa Educadores Sociais (SP), vencedora da licitação para ministrar o curso, explica que uma das principais discussões durante a capacitação foi o papel do abrigo na formação do abrigado. “Apesar de ser provisório, o abrigo tem a função de, nessa fase da vida da criança, educar para a vida. Deve ir além de oferecer alimento, banho, roupa. O cuidador precisa dialogar com a criança, dar afeto, amor e demonstrar segurança”, destaca Joanice. O curso foi pago com recursos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA).

Sobre o que a comunidade pode esperar de diferente dos profissionais depois dessa capacitação, a palestrante afirma que o olhar dos profissionais para os abrigados vai mudar, além do relacionamento diário entre o cuidador e a criança. “Os profissionais estão se sentindo valorizados com esse curso. Por consequência, o serviço melhora”, garante Joanice. Atualmente, 21 crianças e adolescentes estão abrigados na casa.

O telefone do Abrigo Institucional para crianças e adolescentes é (47) 3246-0424.






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000