Categorias



Prefeitura implanta novo sistema de informações “GeoPortal”

10/05/2019 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Urbanismo - Tags: urbanismo geoportal cartografia mapas

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo e da Diretoria de Tecnologia da Informação da Secretaria da Administração,  desenvolveram e estão apresentando um novo sistema de informações, chamado “GeoPortal”, com o objetivo de disseminar as informações cartográficas e do banco de dados, de maneira ágil e rápida, pela internet. A criação do GeoPortal iniciou em novembro de 2018, a partir de uma ideia fomentada entre os setores de Cadastro Técnico e de Geoprocessamento, como forma de agilizar os trabalhos prestados aos munícipes. 

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, “este sistema será mais uma forma de desburocratizar os serviços, tornando a administração pública mais eficiente”. De acordo com ele, até então, o Setor de Cadastro recebe a consulta diária (presencial e por telefone) de profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, topografia, corretores de imóveis, escritórios de contabilidade e demais pessoas que vêm buscar informações sobre imóveis. “O novo sistema beneficiará, princialmente, aquelas pessoas que se dirigem até a Prefeitura e que agora poderão consultar as informações através da Internet, além dos profissionais citados anteriormente”, complementa. 

O munícipe poderá acessar o GeoPortal através do site da Prefeitura. As formas de consulta, por exemplo, para pesquisa de imóveis ocorrerão por cadastro de IPTU, por matrícula imobiliária, por rua e número, por condomínio e por loteamento. Outras formas de consultas são através de dados cadastrais, pesquisa de ruas e camadas de informações. 

O GeoPortal possibilitará a consulta de informações como: número de cadastro do IPTU; matrícula imobiliária; endereço ou localização geográfica; delimitação de lotes, condomínios; loteamentos, parcelamentos em aprovação e irregulares; área construída total e territorial; testada principal e total; localização e gabaritos de logradouros; dados de zoneamento urbano e escolar; evolução do perímetro urbano; mapa de enchentes; curvas de nível; mapas de riscos da Defesa Civil; imagens áreas e de satélites; Google Maps e OpenStreetMap; e outras diversas camadas de informação.  

Bertoldi destaca que o GeoPortal continuará em desenvolvimento, pois o objetivo é criar outras funcionalidades no futuro como: a automatização de emissão de documentos e relatórios; implantar o acesso online para consulta de viabilidade para construção; implantação de um Sistema de Geoprocessamento Corporativo; e desenvolver aplicativo em ambiente Mobile. 

O GeoPortal foi construído através de plataformas livres, integrando os dados cartográficos com os dados tributários diretamente pela plataforma Web. Toda aplicação só foi possível devido a existência de uma base cartográfica consolidada (dbMapa). A implantação do sistema foi feita internamente, pelos próprios servidores do Cadastro Técnico, do Geoprocessamento e da Tecnologia da Informação - TI, sem nenhum custo ao Município.     

Durante a apresentação à imprensa e profissionais liberais, na manhã desta sexta-feira (10), a Chefe de Gabinete da Prefeitura, Emanuela Wolff, agradeceu o esforço dos servidores públicos municipais que se empenharam na criação do sistema e gerando uma economia de aproximadamente R$ 200 mil, que é o valor médio para este tipo de contratação por meio de empresa privada. Já o secretário Bertoldi reforçou o pedido feito pelo prefeito Antídio Aleixo Lunelli de facilitar a vida da população  e de quem quer empreender no município. 

O presidente do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Anselmo Ramos, – que é empresário do ramo imobiliário –, disse que o GeoPortal facilitará o dia a dia dos profissionais do setor e, indiretamente, beneficiará os munícipes e empresas. “É muito importante estas informações em tempo real, porque evita o deslocamento, organiza e agiliza o trabalho”, destaca. “A Prefeitura de Jaraguá do Sul está mostrando que dá para fazer. Essa ferramenta prova que Jaraguá do Sul pode fazer muito mais para o planejamento do município”, concluiu Ramos.











Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000