Categorias



Obra vai melhorar abastecimento de água na Ilha da Figueira

23/09/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Samae - Tags: samae obra adutora

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae, dá continuidade à implantação do reforço de rede de distribuição de água do Bairro Ilha da Figueira, com a travessia sobre a Ponte Antônio Ribeiro, mais conhecida como Ponte do Trabalhador, que liga os bairros Vila Lalau e Ilha da Figueira.

A partir desta terça-feira (24), as obras se concentram na construção de uma mureta de concreto armado, com 50 centímetros de altura, entre o passeio público e a pista de rolamento. Para executar o serviço, a empresa vencedora da licitação – GKF Engenharia de Obras – fará a interdição da passagem de pedestres no sentido Vila Lalau/Ilha da Figueira (lado direito).

Esta estrutura ocupará um espaço de 50 centímetros da ponte e servirá para proteger a nova rede de 250 mm, que sobre a ponte será de ferro fundido e terá extensão de 220 metros. Para a construção desta mureta, será isolada uma faixa de 1,5 metros de largura, a partir da mureta existente, sem haver a interrupção ou restrição contínua do transito de veículos. Essa faixa de trabalho será isolada com tapume e tela cerquite.

De acordo com o cronograma de trabalho, serão necessárias ao menos quatro interdições parciais em uma das pistas da ponte, com previsão de desvio do trânsito para a ciclofaixa, devido à concretagem da mureta, em vãos de 60 metros cada. Isso porque o caminhão betoneira ficará estacionado na faixa de trânsito sentido Ilha da Figueira. A concretagem terá duração aproximada de uma hora e poderá ser feita em períodos com menor movimento de veículos.


Depois disso, será feito o preparo da superfície e o assentamento da tubulação. Como cada barra de ferro fundido tem peso de aproximadamente 350 quilos, serão necessária a utilização de caminhão guindaste, onde a mesma faixa de trânsito ficará interditada por um período estimado de dois dias. O acabamento será feito com seixo e a pintura da parede da mureta.

A implantação da rede de reforço de água para abastecer o Bairro Ilha da Figueira integra o Plano de Ampliação de Saneamento (PAS). A maior parte da tubulação é de PVC de 250 milímetros, sendo que a extensão total desta nova adutora é de 1.408 metros, com investimento de R$ 640 mil. As obras começaram dia 31 de julho e a rede fará a ligação do Reservatório R3, localizado na Rua Heinz Barg (morro da KG Motos, na Vila Baependi), com a Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT), já existente na Rua Henrique Krause, no Bairro Ilha da Figueira.

O presidente do Samae, Ademir Izidoro, explica que o objetivo desta nova adutora é reforçar o abastecimento de água e diminuir os riscos de vazamentos e as ocorrências de falta de água na Ilha da Figueira. “Esta é mais uma obra que está dentro do nosso planejamento para reduzir as perdas de água tratada no município”, comenta ele.

Estes reforços de redes vão evitar problemas como o ocorrido na noite desta quinta-feira (19), quando o Samae foi obrigado a desligar os sistemas independentes e interromper o tratamento nestas unidades por conta da turbidez da água, ocasionada pelo excesso de chuvas. Além da Ilha da Figueira, serão implantados reforços de redes no Boa Vista e no Rio Molha, com investimento de aproximadamente R$ 3,4 milhões.




 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000