Categorias



Prefeitura e Secel manifestam intenção de sediar os Jasc em 2021

12/05/2020 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Esportes - Tags: jasc 2021 ofício fesporte

Prefeitura de Jaraguá do Sul e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) enviam hoje (12) ofício de resposta à Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) manifestando a intenção de sediar a sexagésima primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em 2021, com o devido repasse financeiro por parte do Governo do Estado para a realização do evento. Antes da pandemia, o evento ocorreria em novembro, em Jaraguá do Sul, com o repasse de R$ 2 milhões oriundos da Fesporte, mas recentemente a instituição sugeriu que Jaraguá do Sul seja a cidade-sede dos Jasc sem o repasse financeiro. Num primeiro momento, a Fesporte chegou a informar que as cidades-sede não seriam mantidas. 

No ofício à Fesporte, prefeitura e Secel explicam que o município não tem a intenção de ser sede desta maneira (sem o repasse) pela questão da pandemia e da economia, e sugere a manutenção da cidade para o evento esportivo do próximo ano, sem passar por nova votação do Conselho Estadual do Esporte (CED). O que ocorre, segundo a secretária de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Cleide Mosca, é que Jaraguá do Sul vem se preparando para receber os Jasc desde 2017. Em 2018, venceu uma votação acirrada do Conselho Estadual do Esporte, que definiu a cidade para o evento deste ano.

 Desde então, foram desenvolvidas marcas, elaboração de projetos de construção, reforma e adaptação de espaços esportivos, produção de material gráfico de divulgação, portfólios e muitas outras ações por parte da prefeitura e da Secel. “É um trabalho que credencia o município, pois muitos esforços foram concentrados de forma a realizar um evento da grandeza que Jaraguá do Sul merece e normalmente faz”, explica. Neste ano, se ocorrerem (por causa da pandemia), os Jasc devem ser realizados de uma maneira diferente, então sugerimos à Fesporte que todas as cidades dos eventos programados para este ano sejam mantidas para 2021, sem a necessidade de votação pelo Conselho.

Entenda mais o caso -  A data prevista para o lançamento oficial dos JASC era 30 de março. A Secel estava com o planejamento e  portfólio de comunicação visual do evento prontos. Neste dia também seria assinado convênio de repasse de R$ 2 milhões. Este montante, explica Cleide, seria utilizado na cobertura da arquibancada na Pista de Atletismo, reformas na Arena e no Ginásio Arthur Müller. Na ocasião também seria assinado convênio do projeto do Estande de Tiro Esportivo, que recebeu verba parlamentar, além do projeto de construção de um Centro Desportivo, com processo de licitação iniciado e verba do Governo Federal.

“Tudo o que foi exigido do município estava em andamento, seguindo os prazos estipulados, quando foi declarado o estado de pandemia e o Estado de Santa Catarina adotou medidas de prevenção e combate ao contágio do coronavírus por meio do Decreto Estadual 509. As atividades esportivas foram suspensas, mas fomos informados de que a Fesporte buscaria alternativas para a manutenção dos eventos, com um outro formato”, explica Cleide. No Ofício 076/2020, recebido no dia 16 de abril, a Fesporte informou que não seriam mantidas as sedes municipais já homologadas e que, oportunamente, seria apresentada a nova formatação pela equipe técnica da Fesporte, contrariando a decisão do Conselho Estadual do Desporto.

 Em 30 de abril, o município de Jaraguá do Sul recebe outro ofício (085/2020), confirmando a suspensão do calendário esportivo até 31 de maio e informando que o Governo do Estado não mais realizaria o repasse financeiro, porém solicitando que o município confirme a pretensão de manter-se como sede, sem receber o repasse de recursos.

Com as prioridades voltadas para a área da saúde e a consequente falta de recursos para arcar com as despesas, além de enfrentar as restrições sanitárias que inviabilizam a realização de várias modalidades e até o alojamento dos atletas, o município informou que tem interesse em sediar o evento, mas diante de todos os problemas ocasionados pela pandemia do Covid-19, no ano de 2020 não será possível. Entretanto, entende que a cidade já conquistou o título de sede 2020 e não pode ser prejudicada, devendo sediar o evento em 2021, automaticamente. “Conquistamos esse direito pela votação no Conselho, cumprimos nossa parte apresentando os projetos, temos a estrutura necessária e não podemos ser prejudicados”, conclui.

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000