Prefeitura de Jaraguá do Sul lança game Galera Curtição

06/09/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Educação - Tags: galera curticao

Direcionado para jovens da rede pública do município, a competição aborda temas como protagonismo juvenil, empatia, prevenção às drogas e às infecções sexualmente transmissíveis

Um projeto inovador que vem agitando escolas de todo o país. Aprendizagem e reflexão com games e aventuras. A Prefeitura de Jaraguá do Sul lançou o Galera Curtição, em evento na noite de quinta-feira, na Católica. A solenidade foi direcionada aos professores que irão comandar as atividades.

O game abordará temas como protagonismo juvenil, resolução de conflitos, autonomia, violência, empatia, prevenção às drogas e prevenção a infecções sexualmente transmissíveis. O programa foi viabilizado através de uma parceria entre as Secretaria de Saúde e de Educação. Os secretários Rogério Jung e Alceu Moretti destacaram a importância da ação.

Todas as escolas do município podem e devem participar. O projeto, que inicia em setembro e termina em dezembro, envolverá estudantes dos oitavos e nonos anos. Segundo a gerente de vigilância epidemiológica Fabiane da Silva , serão três grandes provas, aos moldes de uma gincana. A escola da equipe vencedora ganhará R$ 3 mil para investir em melhorias, a segunda colocada receberá R$ 2 mil e a terceira R$ 1 mil. Além disso, os estudantes dos três grupos vencedores ganharão uma noite de pizza para 100 pessoas. Os profissionais também serão premiados.

A primeira etapa envolverá a empatia como tema. Os professores passarão por treinamento nos dias 12 e 13. A palestra tem o título de Educação para Compaixão.

Galera Curtição é um jogo cultural e educativo desenvolvido para jovens da rede pública dos municípios. Desde sua criação, em 2012, o projeto soma sete edições em municípios do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e Minas Gerais.

O game promove o pensamento crítico e o protagonismo juvenil. A metodologia do Galera Curtição utiliza recursos de gameficação em uma série de atividades lúdicas e educativas que são executadas durante o ano letivo com o objetivo de engajar os participantes às tarefas (desafios) e às atividades de formação temática (oficinas).

Em uma “competição saudável”, os adolescentes são incentivados a aprender sobre saúde e outros temas pertinentes à formação cidadã e social, enquanto disputam o prêmio final do jogo.

Cada desafio fornece uma pontuação que vai sendo somada ao ranking geral das escolas.