Categorias



Postos de saúde intensificam orientações sobre a tuberculose

17/11/2015 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: saude tuberculose

Dia nacional de combate à doença é lembrado nesta terça-feira (17)

Os postos de saúde de Jaraguá do Sul estão intensificando as orientações sobre uma doença grave que acomete muitas pessoas sem que elas saibam. Cartazes estão expostos e os profissionais entregam fôlderes nas unidades de saúde. Tosse por mais de duas semanas, acompanhada ou não de febre à tarde, suor exagerado, fraqueza, dor no corpo, podem ser sintomas de tuberculose, uma doença altamente contagiosa e que pode matar. A enfermeira responsável pelo Programa de Controle da Tuberculose, Shayene Bion, conta que, neste ano, apenas 33 pessoas foram diagnosticadas com tuberculose em Jaraguá do Sul, sendo que uma delas morreu. “Mas o número de casos deve ser bem maior – pelo menos cem pessoas. Elas não sabem que têm a doença e continuam a transmitindo, enquanto não fazem o tratamento com antibiótico”, explica Shayene.

O procedimento para diagnosticar a doença é simples. Se a pessoa está com tosse há mais de duas semanas deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Lá é realizado o teste para doença, através da coleta do escarro. Em caso positivo, o paciente recebe orientação e inicia o tratamento, que consiste em tomar antibiótico por seis meses. A tomada do medicamento é feita no posto de saúde, por meio de Tratamento Diretamente Observado (TDO), para garantir que o paciente está fazendo o tratamento corretamente.

A enfermeira responsável do posto de saúde da Vila Lenzi, Heloisa Archanjo Trevisan de Oliveira (foto à direita), conta que atualmente apenas um paciente faz tratamento na unidade, mas que já houve quatro pacientes se tratando ao mesmo tempo na unidade. “Todos os pacientes são acompanhados na unidade e recebem o tratamento por seis meses. Após o tratamento, podem levar uma vida normal”, esclarece Heloisa.

Se você ou alguém que você conhece está com tosse há mais de duas semanas, procure o posto de saúde mais próximo. Mais informações pelo telefone (47) 2106-8300.


 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000