Atualizações da Defesa Civil

19/02/2019 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Defesa Civil - Tags: pontos alagamentos quatro bairros

Ponte na Rua Alfredo Gielow, no Rio Cerro I, levada pelas águas

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul comunica que a Rua Alfredo Gielow, ligando a Rua Amandus Rengel à Rodovia SC-110 , no Rio Cerro I, está interditada porque a ponte sobre essa via foi levada pelas águas. A Defesa Civil do Município registrou a ocorrência junto à Defesa Civil Nacional e encaminhará solitação de um kit da Defesa Civil Estadual para substituir a estrutura no local. Não há previsão de quando tráfego nessa via será restabelecido. Enquanto isso, as opções de acesso entre a Rua Amandus Rengel e a SC-110 são pelas ruas Leopoldo Schunke (próximo à Sociedade Alvorada) e Virgilio Demarchi (perto da empresa Nanete Malhas).

Nível dos rios deve normalizar até meio-dia

Apenas duas famílias desabrigadas e uma desalojada

O diretor da Defesa Civil de Jaraguá do Sul calcula que, devido à redução do volume de chuvas desde as 6 horas de hoje (17), o nível dos rios da cidade devem retornar ao normal até meio-dia. A previsão foi anunciada por volta das 8 horas desta manhã, quando o diretor fez um balanço preliminar das ocorrências de deslizamentos e alagamentos no município.

De acordo com Hideraldo Colle, as ocorrências em Jaraguá do Sul começaram perto das 19 horas de sexta-feira (15), quando houve queda de três árvores sobre a Rua Adolfo Antônio Emendoerfer, na subida do Rio Molha. Queda de outras duas árvores foi registrada no domingo na Rua Roberto José Junks, na Ilha da Figueira.

Outros cinco atendimentos da Defesa Civil foram solicitados na madrugada desta segunda-feira (18), a partir da 1 hora. “O que mais chamou a atenção foi uma grande pedra que caiu sobre uma residência no Morro Boa Vista, mas, graças a Deus, não atingiu nenhuma pessoa lá”, destaca Hideraldo Colle. Sobre os alagamentos, ele cita os bairros Ilha da Figueira e Rio da Luz, mas o setor de Defesa Civil já atualizou essa iformação acrescentando que também houve registro no Rio Cerro I, Rio Cerro II, Parque Malwee (Rua Wolfgang Weege), Garibaldi e Barra do Rio Cerro (Rua Herbert Encke).

Segundo Hideraldo, até o início da manhã desta segunda-feira (18), apenas duas famílias residentes na Ilha da Figueira estavam desabrigadas e seriam encaminhadas para atendimento pela Secretaria de Assistência Social e Habitação. Outra família no Morro Boa vista também precisou deixar sua residência, mas foi para casa de parentes

Pontos de alagamento em seis bairros

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul atualiza informação sobre bairros com alagamentos. Conforme comunicado de munícipes, além Rio Cerro I, Rio Cerro II, Parque Malwee (Rua Wolfgang Weege) e Garibaldi, também há alagamentos no Rio da Luz e na Barra do Rio Cerro (Rua Herbert Encke). A Defesa Civil agradece os munícipes pelas informações, que são importantes para atualizar a situação na cidade.