Categorias



Políticas para as Mulheres são debatidas em conferência nesta quarta (2)

02/09/2015 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Conselhos - Tags: conferencia politicas mulheres comdim abertura

Cerca de 100 participantes estão reunidas no auditório do Sesi

A 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Jaraguá do Sul está acontecendo no auditório do Sesi, onde estão reunidas cerca de 100 participantes. O evento teve solenidade de abertura realizada por volta das 8 horas, com o prefeito Dieter Janssen, a presidente da Câmara de Vereadores, Natália Lucia Petry, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Emanuela Christian Wolff, e a representante das mulheres Julieta Teresinha Vieira Fernandes compondo a mesa de autoridades.

Ao declarar aberta a conferência, a presidente do Comdim – e também secretária da Assistência Social –, Emanuela Wolff, destacou a importância do evento para referendar as políticas para as mulheres que já são executadas e ampliar essas conquistas no município. Representando o Legislativo Municipal na solenidade, a vereadora Natália Petry também avaliou que houve avanços neste sentido, mas considera que ainda não há igualdade de oportunidades – citando o percentual da presença feminino na política e em postos de comando, por exemplo, ainda é muito pequeno – e que a violência contra a mulher permanece em índices alarmantes.

Natália ainda lembrou que a instalação da Delegacia da Mulher em Jaraguá resultou de uma das lutas do Comdim, que agora está empenhado em ampliar o atendimento dessa instituição para 24 horas, pois a maioria dos casos de violência contra a mulher ocorre na madrugada. Já o prefeito Dieter Janssen salientou a presença feminina em sua equipe administrativa, com quatro integrantes – nas secretarias da Saúde e da Assistência Social, na Procuradoria Geral e na direção do Issem, mas a plateia e a mesa de autoridades se manifestaram defendendo que está participação deveria ser de 50% nos cargos de comando. A solenidade ainda teve as presenças do secretário da Educação, Elson Quil Cardozo, a procuradora Geral e presidente da CCO da Conferência, Fernanda Klitzke Witkowsky, a titular da Delegacia da Mulher, Milena de Fátima Rosa, e do assessor de Assuntos Não Governamentais, Mário Inácio Pappen.

A Conferência, que tem como tema central “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, prosseguiu com uma palestra da sindicalista Rosane Sasse (foto ao lado), seguida das oficinas temáticas ainda no período da manhã: “Contribuição do Conselho de Direitos da Mulher e dos movimentos femininos e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades no âmbito municipal: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Municipal de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.

A programação do evento prevê para a tarde a apresentação e discussão de propostas e de moções. Também serão eleitas dez delegadas – seis não governamentais e quatro governamentais – que representarão Jaraguá do Sul na Conferência Estadual. Em Jaraguá do Sul, o evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e pela Secretaria da Assistência Social, Criança e Adolescente.


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000