Categorias



Plano Municipal de Turismo é protocolado na Câmara

05/03/2019 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Turismo - Tags: turismo plano municipal projeto camara

Projeto encabeçado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, com a participação do trade turístico e de instituições ligadas ao setor, o Plano Municipal de Turismo (PlaMTur) foi enviado no dia 28 de fevereiro à apreciação da Câmara de Vereadores. A expectativa é que o documento seja aprovado e passe a vigorar ainda no primeiro semestre de 2019, para impulsionar ainda mais o turismo, o desenvolvimento socioeconômico e, consequentemente, atrair mais turistas e visitantes ao município.

Vale lembrar que em fevereiro de 2017 iniciaram os estudos que conduziram à elaboração do PlaMTur. Ao longo do ano foram realizadas 10 reuniões setorizadas com representantes dos meios de hospedagem, de agências de turismo, guias de turismo, promotores de eventos, transportadoras turísticas, dos esportes de aventura, do Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, Centro Cultural de Jaraguá do Sul e do Conselho Municipal de Turismo (CoMTur). Moradores e empreendedores de Nereu Ramos, Boa Vista, Barra do Rio Cerro e bairros do entorno, também se manifestaram.

Assim nasceu o projeto de lei que originou o PlaMTur, que identificou a vocação do município para os segmentos de negócios e eventos, reflexo de uma economia impulsionada pela força da indústria, em seus diversos segmentos, da cultura do empreendedorismo e do profissionalismo. 

Fatores históricos, culturais, arquitetônicos, assim como a diversidade étnica, que resultam na variada gastronomia, na religiosidade e nas festividades típicas, refletem a influência dos imigrantes europeus, atraindo número crescente de visitantes. Completando esse quadro, as belezas naturais de Jaraguá do Sul, cercada de morros e áreas preservadas da Mata Atlântica favorecem a prática de esportes como ciclismo, arvorismo e voos de parapente. Outro fator importante é referente aos eventos esportivos e culturais, na Arena Jaraguá e no Centro Cultural da Sociedade Cultura Artística (Scar).

Ações e expectativas

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávil Zancanaro, se mostra otimista com a aprovação do PlaMTur. Ele
reforça “a importância da união de esforços no desenvolvimento e concepção do Plano Municipal de Turismo de Jaraguá do Sul, onde o Poder Público, com a participação ativa das Entidades e Trade Turístico, juntamente com a iniciativa privada, buscou contemplar uma política que regra e norteia para desenvolver o potencial turístico de nosso Município. Concluímos um estudo para oferecer estrutura adequada e iniciativas arrojadas para aumentar nosso fluxo de turistas”. Ainda de acordo com Domingos Zancanaro, “os principais objetivos do Plano é tornar Jaraguá do Sul um destino turístico de referência para eventos e negócios nos próximos dez anos e, com isso, melhorar a participação deste segmento na matriz econômica do Município e na geração de trabalho e renda”.


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000