Categorias



PEV completa 30 dias de operação

28/03/2019 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Meio Ambiente - Tags: fujama PEV ponto de entrega voluntaria descarte reciclaveis entulhos

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV), criado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, em parceria com o Samae e Ministério Público de Santa Catarina, completou um mês de operação nesta semana, e, com resultados ambientais altamente positivos.

O presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Normando Zitta Júnior, explica que foram entregues no PEV uma média de quase mil quilos por dia de materiais considerados sem serventia e que, boa parte deles, poderia ter ido parar em terrenos baldios ou outros locais de depósito clandestino de entulhos. “A população tem agora um local para descarte correto destes materiais que, ou estavam entulhados nas casas ou poderiam ser descartados incorretamente em locais inadequados”, avalia Zitta. Nos 30 dias de funcionamento, o PEV recebeu 28 toneladas. 

O Ponto de Entrega Voluntária é uma ação que integra o Programa Cidade Limpa, instituído pela Administração Municipal de Jaraguá do Sul, sendo uma das primeiras ações implantadas no início da atual gestão, em fevereiro de 2017, como uma grande operação de limpeza, melhorando o aspecto visual do município, com atividades desde patrolamentos, limpezas de sarjetas, raspagens, pintura de meios-fios, podas de árvores, roçadas, desentupimento de tubulações, jardinagem, entre outras.

O PEV é uma ferramenta importante de apoio para reduzir a poluição ambiental e, consequentemente, diminuir os pontos considerados favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Além disso, o material não é depositado na beira de rios e ribeirões, evitando que seja carregado pelas enxurradas e aumente os riscos de alagamentos por entupimentos de boeiros e tubulações. “É uma mudança de cultura essa preocupação com o Meio Ambiente. Buscamos sempre o cuidado com a nossa cidade. Estamos mudando Jaraguá do Sul neste aspecto e implantando um novo jeito de fazer gestão ambiental”, comenta o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli. 

Ainda segundo o presidente da Fujama, ajustes estão sendo feitos na operacionalização do PEV, com o objetivo de reciclar cada vez mais os materiais recebidos, diminuindo a quantidade de resíduos destinada ao aterro industrial.

O PEV funciona de segunda à sexta-feira das 7 às 19 horas, e sábados das 8 às 14 horas. O endereço do PEV é Rua Leocádio Rodrigues (Vila Lenzi), entre as ruas Goiás e Erich Aben, próximo da Arena Jaraguá, num terreno que pertence à Prefeitura e onde não podem ser feitas grandes edificações por estar na área do antigo lixão da cidade. 

Dados do PEV (30 dias de operação)

449 pessoas utilizaram o local
220 litros de óleo 
5 toneladas de madeiras
3,4 toneladas de eletrônicos 
4 toneladas de outros materiais reciclados pelas cooperativas
1.800 lâmpadas destinadas corretamente
15 toneladas de materiais inservíveis destinados ao aterro industrial

TOTAL: 28 toneladas de materiais













































 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000