Categorias



Pequenos encantadores se apresentam a idosos do Lar das Flores

27/11/2019 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Educação - Tags: pequenos encantadores idosos lar flores projeto ler ser saber aprender incentivo leitura

Escritores e bailarinas participam de projeto da Emeb Gertrudes Milbratz

Números de dança, histórias de vida e de sonhos contadas com criatividade foram apresentações realizadas por pequenos encantadores a idosos do Lar das Flores na manhã dessa terça-feira (26). O evento, que reuniu estudantes artistas de 1º e 5º anos participantes do Projeto Ler, Ser, Saber e Aprender, da Emeb Professora Gertrudes Steilein Milbratz, e residentes da instituição, proporcionou um encontro de gerações, compartilhando sentimentos. Os condutores dessa troca: a arte, a esperança e os sonhos de quem está no início da vida e os ensinamentos de pessoas que têm muito mais experiência em viver nesse mundo.

Dois números de dança envolvendo sete bailarinas em coreografias inspiradas de contos clássicos da literatura, como “Boneca de Paris”, marcaram a abertura e o encerramento das apresentações. No recheio dessa saborosa atividade cultural, a contação de cinco histórias escritas e ilustradas pelos alunos e que foram transformadas em livros por meio de uma parceria com a Estante Mágica – plataforma digital considerada um dos maiores projetos de incentivo à leitura do Brasil. A contação envolveu três estudantes do 1º ano e duas alunas do 5º ano.

Primeiro a se apresentar, Carlos Eduardo Deretti, 6 anos, contou sua história intitulada “Era uma vez...”, em que um pequeno menino de grande coração chamado Carlos teve uma ótima ideia: construir brinquedos para doar a crianças carentes. Já Isabela Silveira, 7 anos, em “Eu e minha família”, escreveu sobre seus familiares, suas brincadeiras e comidas preferidas e seu sonho de ser cantora. “O menino que adora ler” é como Ítalo Piazera, 7 anos, identificou seu livro para falar de sua família e os sonhos de ser rico e jogador de futebol, além de manter os familiares saudáveis e felizes.

“As vozes da floresta”, de Valentina Piazera, 11 anos, revela o espírito criativo da pequena autora, que diz ter se inspirado em uma série para chamar a atenção sobre a necessidade de proteger e respeitar todos os seres da floresta. “Sempre gostei de fazer histórias e a natureza e a floresta me encantam”, revela a escritora. O título sugestivo “Amanda e as botinhas mágicas” dá a dimensão da importância que tem para Amanda Lays Piangers, 11 anos, as botas ortopédicas que tem usado para poder caminhar. Ela conta sua história de superação, numa luta que começou quando ainda era bebê e foi diagnosticada com má formação congênita denominada artogripose, atingindo seus braços e pernas. “Escrevi minha história para as pessoas saberem o que aconteceu comigo e para as pessoas não perderem a fé, porque tudo o que a gente quer dá certo”, acredita a autora, que também demonstra talento para o desenho nas ilustrações que acompanham seu texto.

Esse encontro no Lar das Flores foi uma das várias ações do Projeto Ler, Ser, Saber e Aprender, desenvolvido desde agosto deste ano, envolvendo 119 alunos da Emeb Gertrudes Milbratz. De acordo com uma das idealizadoras dessa iniciativa, a professora de Português, Luciane Meri Manferini Olska, o projeto tem como objetivo incentivar mais a leitura, para além do espaço da biblioteca e, mesmo voltado aos estudantes de 1º e 5º anos, acabou abrangendo alunos do 1º ao 9º ano da escola, onde estudam cerca de 800 crianças. Diretamente, porém, ele envolve 119 participantes.

Luciane explica que, a partir do projeto, muitas ações foram realizadas dentro da escola, como o “Chá Literário”, implantação da “Geloteca Literária” (carcaça de geladeira transformada em estante com livros e exposta fora da biblioteca), “Piquenique Literário”, com a participação do professor Silvio Celeste e bate papo com o escritor João Chiodini sobre seu livro “Agente Correco”. As atividades, no entanto, ultrapassaram os muros da escola, com uma campanha de doação de livros. Uma parte dos títulos arrecadados ficou na unidade escolar e outra foi doada aos Abrigos Institucionais e à Casa de Passagem, da Secretaria de Assistência Social e Habitação.

Além disso, os pequenos escritores também contaram suas histórias em outras unidades escolares, como e Emeb Helmuth Guilherme Duwe. A professora lembra ainda que o projeto também foi apresentado na Fecitec (Feira de Ciência e Tecnologia), realizada em setembro, na Arena Jaraguá, onde ganhou destaque, com troféus e medalhas conquistadas pelos alunos.

A próxima atividade está prevista para o dia 6 de dezembro, a partir das 18h30, na Emeb Gertrudes Milbratz: “Noite de autógrafos na escola”, que reunirá familiares dos alunos e os cerca de 55 autores que adquiriram exemplares impressos da Estante Mágica para receber e autografar suas obras. Durante o evento também serão entregues certificados aos participantes e será servido um coquetel.

PROJETO
Realizado pelas professoras Luciane Meri Manfrini Olska (Português) e Elis Regina Demarchi Muller (1os anos) – em parceria com a auxiliar de biblioteca Lilian Rosa e as professoras Delaine de Paula Alves (Matemática), Roberta Cidral (Educação Especial) e Lisa Jaworski (Dança) –, o Projeto Ler, Ser, Saber e Aprender foi inscrito na plataforma Estante Mágica. Por meio de uma parceria gratuita com escolas, essa plataforma viabiliza a publicação de livros criados pelos alunos, que escrevem e ilustram a própria história com o apoio do professor. As criações são transformada gratuitamente em um ebook.

Os pais ou responsáveis também fazem parte da processo, entrando na plataforma da Estante Mágica e escrevendo uma biografia de sua “Estrela Literária”. Os livros impressos precisam ser encomendados pelos familiares interessados. O resultado do projeto é visto num evento de autógrafos promovido pela escola para familiares e comunidade.

Clique nos linques abaixo e conheça as histórias apresentadas no Lar das Flores

O menino que adora ler
Eu e minha família
Era uma vez...
As vozes da floresta
Amanda e suas botinhas mágicas


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000