Categorias



Parte dos diabéticos terão as doses de insulina fornecidas por canetas descartáveis

26/06/2020 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Saúde - Tags: diabetes aplicador insulina penflex caneta aplicação

Os cerca de 450 pacientes insulinodependentes menores de 16 anos e maiores de 60 de Jaraguá do Sul passarão a receber suas doses de insulina por meio de canetas descartáveis, as flexpen, que facilitam a autoaplicação. A medida segue determinação federal, por meio da Norma Técnica 71/2020 do Ministério da Saúde. Para tanto, os portadores de diabetes do tipo 1 e 2 desta faixa etária precisam de orientações sobre o uso e da necessidade de troca da prescrição médica, que deve recomendar esse tipo de aplicador. As orientações serão repassadas de 13 a 24 de julho, no Centro de Atendimentos Especiais (CAE). A Secretaria de Saúde será encarregada de informar sobre o dia e horário.

De acordo com o farmacêutico Paulo Roberto Miranda, o novo aplicador é mais caro que método que envolve seringas, agulha e frasco, facilita a autoaplicação, mas demanda um treinamento, por isso, há a necessidade de convocação deste público. O atendimento será no Centro de Atendimentos Especiais (CAE), que fica na Rua Reinoldo Rau, 123 , no centro, somente no horário agendado previamente pela Secretaria de Saúde.

Os insulinodependentes são pessoas com diabetes tipo 1 e 2, com produção insuficiente de insulina pelo pâncreas. As injeções diárias de insulina mantém a glicose no sangue em valores considerados normais. A insulina é um hormônio que permite a entrada de açúcar nas células. Sem o açúcar, as células ficam sem energia para o funcionamento do organismo. No caso de muitos diabéticos, o hormônio precisa ser usado diariamente. (Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia regional São Paulo - Sbemsp.org.br)

 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000