Parque natural recebe placas

19/02/2019 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Meio Ambiente - Tags: parque placas natural municipal parque stinghen morro

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) promove hoje (19) a instalação de mais de 30 placas de identificação, orientação e de sinalização no Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen. O investimento é da ordem de R$ 7 mil, com recursos próprios. De acordo com o chefe de educação ambiental, Christian Raboch Lempek, as placas enriquecerão a visita do munícipes ao local, que conta com trilha guiada desde 2017, geralmente no último sábado de cada mês, mediante inscrição.

Há, também, trilha noturna com agendamento em dias de semana, sempre para grupos de cerca de 20 pessoas. No ano passado, aproximadamente 400 pessoas participaram da trilha, mas um projeto envolvendo a Secretaria de Educação, em 2019, pretende dobrar este número. A proposta pretende levar estudantes ao local para uma abordagem sobre a Mata Atlântica*, típica da região, e sobre a necessidade de conservação deste bioma. A participação da trilha envolve uma palestra de cerca de 15 minutos sobre a importância do parque para o município e transmissão de aspectos da fauna e da flora local.

*A Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais devastado, reduzido a 7% de sua área original. Chegou a ocupar, aproximadamente,15% do território nacional, estendendo-se pela faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte ao litoral de Santa Catarina.