Categorias



Palestra sobre fitoterapia movimenta UBS no João Pessoa

07/10/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Saúde - Tags: fitoterapia outubro rosa

Ação fez parte da programação das unidades de Saúde dentro do Outubro Rosa e reuniu integrantes de grupo de hiperdia

Dentro da programação do Outubro Rosa, a Unidade Básica de Saúde Germano Sacht, no bairro João Pessoa, realizou na última semana, uma palestra sobre fitoterapia com a farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Katrin Grutzmacher. O encontro reuniu cerca de 47 pacientes que integram um dos grupos de hiperdia (hipertensos e diabéticos) que são assistidos na unidade de Saúde.

Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. “Até dentro do contexto do Outubro Rosa, a palestrante destacou o uso de determinados tipos de plantas principalmente no tratamento de doenças que são mais comuns em mulheres”, destacou a agente comunitária da UBS e um das organizadoras do evento, Sirlei Frenzel.

Preventivos no Jaraguá 99 – Já na UBS de Oscar Oldenburg, do bairro Jaraguá 99, ocorreu o mutirão de exames preventivos de câncer de mama e colo de útero. Em torno de 12 mulheres foram atendidas na ação.

Além dos exames, a equipe da unidade passou orientações e distribuiu material informativo sobre como prevenir este tipos de doença. Cristiane reiterou que ação se repetirá no dia 19 deste mês, paralelamente à campanha de vacina contra o sarampo.

Segundo a diretora da Secretaria de Saúde, Niura Demarchi, ao longo deste mês outras unidades deverão realizar ações voltada ao Outubro Rosa. “É bom que se diga que este tipo de trabalho ocorre durante todo o ano em nossas unidades, mas que se intensifica ainda mais durante esta campanha”, reiterou.

Em Jaraguá do Sul, a Campanha Outubro Rosa é coordenada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer que tem a Prefeitura como uma de suas parceiras.

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000