Categorias



Palestra auxilia professores a falar sobre perdas com crianças

19/08/2014 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Educação - Tags: palestra ajudar crianças lidar perdas amigos zippy

Professores dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino participaram de palestra sobre como ajudar crianças a lidar com perdas, realizada na tarde de segunda-feira (18), no Auditório da Universidade Católica Santa Catarina. O evento faz parte da formação dos educadores para os programas “Amigos do Zippy” e “Amigos do Maçã”, que é oferecida pela Associação pela Saúde Emocional de Crianças (Asec), em parceria com o Laboratório de Estudos sobre a Morte (LEM), do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). A palestra foi proferida pela professora Dra. Elaine Gomes dos Reis Alves.

A supervisora de Ensino Fundamental, Célia Reichert Engelmann, informa que “Amigos do Zippy” é um programa de Educação Emocional desenvolvido pelo terceiro ano em Jaraguá do Sul por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Associação pela Saúde Emocional de Crianças e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). De acordo com ela, as aulas do programa são ministradas para crianças na faixa de 6 a 7 anos e ensina, na idade certa, como lidar com dificuldades, desenvolvendo habilidades que permitem que as crianças enfrentem positivamente os problemas e crises que a vida certamente lhes reserva.

“Os alunos já aprenderam a reconhecer e nomear seus sentimentos, buscar formas positivas para lidar com eles quando não estão bem, escolher em quem confiar, fazer amizades e reconciliar-se com os amigos, comunicar problemas, pedir e oferecer ajuda e, atualmente, estão desenvolvendo habilidades de resolução de conflitos”, explica Célia Engelmann.

A supervisora acrescenta que, como parte do processo, aprenderão sobre “Mudanças” na próxima etapa do programa. Segundo Célia, esse é um dos temas mais importantes, pois é em ocasiões de mudança que muitos adultos se desestruturam. Toda mudança implica em alguma perda e ninguém gosta de perder algo – ainda mais quando não tem volta. Mas saber lidar com perdas promove a saúde emocional.


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000