Categorias



Padroeiros são festejados por igrejas no fim de semana

04/10/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Eventos - Tags: turismo religioso

Duas comunidades católicas de Jaraguá do Sul programam celebrações e festas para homenagear os respectivos padroeiros neste fim de semana. No sábado(5), a Capela São Benedito, na Rua Domingos Rosa, no bairro Boa Vista, programa Missa Festiva em homenagem ao padroeiro às 17h30. A comemoração ao padroeiro segue após a missa com uma pastelada. Durante a semana, a comunidade promoveu Terços.

E no domingo (6), a igreja matriz Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, recebe os fiéis com uma programação especial para a “Grandiosa Festa da Padroeira”. Às 10 horas, Missa Solene seguida de festejos, com churrasco e completo serviço de bar e cozinha. O “Café com Prêmios” deve começar por volta das 14h. 

A programação completa dos próximos eventos está na capa do site  www.jaraguadosul.sc.gov.br, clicando no link “Próximos Eventos”.

Desde 2018 foi instituído o Grupo de Turismo Religioso de Jaraguá do Sul e o Guia de Atrativos Religiosos, com 30 templos, católicos e luteranos, que atenderam critérios históricos, arquitetônicos e de manifestações de fé.  A iniciativa é da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo. 


Comunidade Nossa Senhora do Rosário surgiu em 1898, com a imigração italiana

O início da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, foi por volta de 1898, quando chegaram as famílias das regiões de Rio dos Cedros, Rodeio e Nova Trento.

Eram originárias da região de Trento (antigo Tirol Meridional). Depois vieram os vênetos e lombardos (norte da Itália), e mais tarde, outras etnias. Construíram inicialmente uma capela de madeira e depois em alvenaria.

O terceiro templo de Nereu Ramos (antiga Retorcida) foi edificado entre 1947 e 1952, inaugurado em 15 de agosto de 1952. A construção foi liderada e idealizada pelo padre Antônio Echelmeyer. Nascido em Emsdetten, Estado da Vestfália (Renânia do Norte-Vestfália), Alemanha, em 3 de maio de 1913, ordenado em 1940, padre  Echelmeyer viveu praticamente toda a vida sacerdotal em Nereu Ramos. 

O sacerdote Antônio Echelmeyer liderou a construção de diversas obras, como o Patronato Sagrado Coração de Jesus, que funcionou como ambulatório e maternidade, posteriormente, casa de retiros “Centro Shalom”; e o Salão Paroquial, ambos em Nereu Ramos.

Também liderou toda a parte nova e capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, bem como o Hospital São José e o Colégio Divina Providência, em Jaraguá do Sul. Falecido em 5 de abril de 1985 (Sexta-feira Santa), seus restos mortais repousam no mausoléu no interior da igreja.

De imponente arquitetura, o  templo se apresenta com torre central e duas laterais. No interior, o teto foi construído em estilo estuque, revestido com pinturas, e o piso por ladrilhos em mosaico. No presbitério, do antigo altar-mor de madeira, está a imagem da padroeira Nossa Senhora do Rosário (vindos da segunda capela) , demais imagens e quadros da Via Sacra, somados ao púlpito, mezanino (coro) com harmônio de 1939 e demais afrescos na nave central. Funcionou como sede do Curato Nossa Senhora do Rosário de 1952 a 2009, quando passou a ser Paróquia Nossa Senhora do Rosário, designada como Matriz. Em 2008 a edificação foi reformada.

Romarias
E nos jardins está a Gruta Nossa Senhora Aparecida e o túmulo do Servo de Deus Padre Aloísio Sebastião Boeing, que após o falecimento do padre Antônio Echelmeyer foi o responsável pela assistência pastoral da comunidade até 2005, falecendo em 17 de abril de 2006. A partir daí, sempre no dia 17 de cada mês são realizadas missas pela beatificação do Servo de Deus Aloísio Boeing. Seu túmulo se transformou em local de peregrinação e muitos garantem que alcançaram graças por intermédio do padre Aloísio. Em 2013 foi aberto oficialmente o processo de beatificação e em 2015 foi encerrada a fase diocesana com início da fase romana, em andamento.


Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário
Quando: Domingo, 6 de outubro, iniciando com Missa, às 10h
Onde: Endereço: Rua Pioneiro Luiz Sarti, 1397 – Nereu Ramos
Contatos: (47) 3276-1002, psec63@diocesejoinville.com.br



Comunidade São Benedito iniciou em 1990, nas instalações da Escola Adelino Francener

Resgatando o histórico da Comunidade São Benedito, localizada no bairro Boa Vista, se descobre que tudo começou em 1990. Naquele ano, um grupo de devotos iniciou com a prática da reza do Terço Semanal.

No dia 11 de maio de 1990 foi celebrada a primeira Missa, à época pelo  José Felipe Dalcégio, então pároco da Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro. As primeiras missas aconteceram nas instalações da “Escola de Primeiro Grau Adelino Francener”, que mais tarde passou a ser chamada Escola Municipal de Ensino Fundamentall Adelino Francener.

Foi somente três anos depois, mais precisamente em 13 de junho de 1993, que foi inaugurada a primeira capela da comunidade. Passados alguns anos foi construída uma capela maior, no mesmo local da primeira, onde se tem uma vista parcial da cidade.
No Natal de 1999 foi celebrada a primeira Missa na segunda capela, edificada com blocos de pedra, ainda em construção. Na ocasião, a celebração natalina foi presidida pelo padre Alberto Piazera. Recentemente a igreja passou por reformas.

Festa do Padroeiro São Benedito
Quando: Sábado, 5 de outubro, a partir das 17h30, com Missa festiva, seguida de pastelada
Onde: Rua Domingos Rosa, s/no - Boa Vista


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000