“Os Saberes, os Sabores e Sons da Roça” propõe um novo olhar para a Educação

07/11/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Agricultura - Tags: saberes sabores sons

O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural visa tirar jovens e crianças da rotina da escola e das novas tecnologias e colocá-los em contato com o meio rural

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de de Jaraguá do Sul apresentou na manhã desta quinta-feira (7) o projeto “Os Saberes, Os Sabores e os Sons da Roça” para coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. O evento ocorreu na Casa Rux, no bairro Rio da Luz e contou com a participação das equipe técnicas da pasta, da Secretaria de Educação e do diretor de Turismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Marcelo Nasato.

Segundo a diretora de Desenvolvimento Rural, Jacira Rozza Buzzarello trata-se de um projeto de turismo pedagógico que, entre outros fatores, objetiva trazer os alunos para conhecerem a realidade do meio rural jaraguaense. “O que aprendem na escola eles terão a oportunidade de vir conhecer nas propriedades rurais”, destacou a diretora. A iniciativa será desenvolvida por meio de visitas de alunos e professores a propriedades rurais localizadas nos bairros Rio da Luz, Garibaldi, Braço Ribeiro Cavalo e Rio Cerro.

Jacira conta que o projeto surgiu após a participação do gerente da Secretaria Desenvolvimento Rural, Adriano Luiz Rolk participar de um curso oferecido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em Itajaí há um ano e meio. “Ele então trouxe essa ideia para nós, conversamos sobre isso e resolvemos abraçar esse projeto”, relembrou a diretora.

Além da rede municipal, a proposta também pretende se estender a estudantes das redes estadual e particular e municipal de ensino, desde o pré até o 9º ano. “A ideia é efetivar o projeto a partir de março de 2020. De acordo com a assessora de Coordenação Pedagógica Além do encontro desta quinta-feira, pelo menos mais duas reuniões sobre este projeto deverão ocorrer: uma nesta sexta-feira (8) e outra na próxima terça-feira (12) deste mês e também irá envolver diretores de escolas e centros de Educação Infantil.

A diretora de Desenvolvimento Rural acredita que o ganho para a Educação com esta proposta será significativo. “Hoje nossas crianças estão muito focadas no computador, no celular. Então, será uma oportunidade para que eles deixem isso um pouquinho de lado e curtam mais a realidade do meio rural do nosso Município. Até para mostrar um pouco de como era a vida antigamente para eles”, argumentou Jacira Buzzarello. Ela acrescenta que essas excursões terão,a princípio um custo de R$ 8,00 por aluno. Também foi estabelecido que uma das quatro propriedades do projeto será escolhida previamente para atender uma determinada escola.