Categorias



Oficina discutiu o Plano Diretor

20/04/2016 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Jourdan - Tags: oficina plano diretor

A segunda oficina está agendada para segunda-feira (25), às 19 horas, para os moradores dos bairros Tifa Martins, Jaraguá Esquerdo e São Luís, na escola Cristina Marcatto

Na noite desta terça-feira (19), no salão da Igreja São João Batista, na localidade de Vila Chartres, ocorreu a primeira Oficina Preparatória da Revisão do Plano Diretor. O evento contou com a presença de 44 pessoas com representantes de todos os bairros envolvidos: Três Rios do Norte, João Pessoa, Santa Luzia e da localidade de Vila Chartres. A oficina iniciou com uma breve apresentação da necessidade de Revisão do Plano Diretor e da importância desta lei para o planejamento da cidade. Em seguida, os participantes foram divididos em cinco grupos, de acordo com as estratégias de desenvolvimento urbano, elencadas no Plano Diretor atual: estratégia de meio ambiente natural e cultural; estratégia para melhoria da mobilidade e acessibilidade; estratégia para uso e ocupação racional do solo; estratégia para promoção da habitação de interesse social; e estratégia para a gestão democrática e participativa.

De acordo com o presidente do Instituto Jourdan de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Urbano e Econômico Sustentável de Jaraguá do Sul, entidade promotora do evento, Ronaldo de Lima, “mais que o cumprimento legal estabelecido, a participação popular que tivemos na oficina de ontem mostra a maturidade e a percepção do importante papel e responsabilidade que os cidadãos de Jaraguá do Sul têm sobre os problemas e o futuro da cidade. O entusiasmo é recíproco e contagiante”.


Todos os grupos foram apresentados aos objetivos, diretrizes e propostas de cada uma das estratégias, conforme texto original da Lei, para debate. Neste momento, houve a oportunidade dos participantes proporem alterações nestes itens, inclusão de novas propostas ou exclusão. No final desta oficina ocorreu a eleição de representante desta regional para integrar a Comissão Técnica Preparatória para a Revisão do Plano Diretor, sendo eleita Silvana E. Pavanello.

O evento contou com a presença de técnicos do Instituto Jourdan, destacando-se também a participação da engenheira civil Sônia Gunther, integrante do grupo que realizou a revisão do Plano Diretor de 2007 e membro atual da Comissão Preparatória, além do sociólogo João Batista, participante de outros 16 Planos Diretores. Os técnicos do Instituto Jourdan avaliaram como positiva esta primeira oficina e relataram que houve uma ativa participação da população com diversas discussões sobre os temas, que receberam contribuições relevantes. O conteúdo desta oficina e das demais será publicado, bem como todas as contribuições devidamente respondidas. As próximas oito oficinas estão programadas para as próximas duas semanas (confira programação). (Texto: Instituto Jourdan).






















 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000