Categorias



Obra de prevenção no Rio Jaraguá recebe galerias

11/04/2019 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Defesa Civil - Tags: defesa civil enrocamento beira rio rio jaragua prevencao

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Proteção e Defesa Civil, está dando continuidade ao enrocamento na margem direita do Rio Jaraguá, nas imediações da Ponte Tavares Sobrinho, no fim da Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, limite do Centro com Vila Nova e Ilha da Figueira. 

Trata-se de mais uma importante obra de prevenção de enchentes, com a construção de um canal extravasor sob a Ponte Tavares Sobrinho. Nesta semana, a empresa que executa os trabalhos iniciou a instalação das galerias, já que, conforme o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, além da contenção da margem direita do Rio Jaraguá, serão instaladas galerias de 3 x 2 metros embaixo da ponte. “Essa galeria servirá como um canal extravasor, ou seja, no momento em que a água do rio atingir uma certa altura, o escoamento acontecerá também pelo canal, diminuindo os riscos de alagamentos na região, com o aumento da vazão”, informa ele.

A obra está sendo feita com recursos do Ministério da Integração Nacional, com investimento total de R$ 361.062,90. Segundo Colle, este enrocamento faz parte do pacote de obras para contenção de margens e ampliação da vazão do Rio Jaraguá. No mesmo rio, já foram executados enrocamentos nas imediações da Estação de Tratamento de Esgoto do Samae, no bairro Parque Malwee, além de outra semelhante em andamento nos fundos do Beira Rio Clube de Campo, no bairro Vila Nova. Bem próximo de onde está sendo iniciada esta obra, na Ponte Tavares Sobrinho, já foi feito enrocamento na margem esquerda do Rio Jaraguá, num ponto onde a erosão ameaçava a sede do Centro de Cultura Alemã.


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000