Categorias



O cuidado com água parada precisa continuar

31/01/2020 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: saude dengue agua parada cuidados trabalho equipe

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul trabalha incessantemente na orientação e controle da proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Somente no primeiro mês de 2020 os 16 agentes de endemias encontraram oito focos do mosquito: dois no bairro Rio Cerro I, dois na Tifa Martins, dois no Vieira, um na Vila Baependi e um no Centro.

Onde a larva do mosquito é encontrada, os agentes redobram o trabalho. Visitam cada residência ou estabelecimento comercial num raio de 300 metros de onde o foco foi encontrado. Os moradores são orientados sobre os cuidados para evitar água parada (única medida realmente eficaz contra o mosquito) e, no caso de autorização do morador, o ambiente é vistoriado pelo agente.

Existem em Jaraguá 635 armadilhas (metade de um pequeno pneu com água). Todas elas são vistoriadas semanalmente. Os agentes também visitam, de 14 em 14 dias, 173 pontos estratégicos na cidade, como transportadoras, borracharias, ferros-velhos, onde todos os possíveis pontos de água parada são analisados.

Já no que diz respeito aos casos de dengue, neste ano Jaraguá do Sul registrou oito casos da doença. Todos passam bem e todos haviam viajado para fora do município, o que indica que a doença foi importada, de fora de Jaraguá. Das oito pessoas confirmadas com dengue, cinco haviam viajado para o interior de São Paulo.

O trabalho da equipe de epidemiologia também se intensifica assim que há um caso suspeito da doença. Pessoas que convivem com o paciente são orientadas, bem como o ambiente próximo à residência e trabalho são vistoriados para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti e, com isso, a transmissão da doença.

Você sabia?
-Eliminar os criadouros potenciais do mosquito é a principal medida contra dengue, chikungunya e zica vírus
-É importante permitir e acompanhar a visita do agente de saúde na sua casa
-Cada fêmea coloca mais de 100 ovos por vez
-Os ovos podem durar um ano e meio fora da água

Para informações sobre prevenção e sintomas dessas três doenças, acesse dengue.sc.gov.br.


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000