Número de inscrições no edital do Concultura bate recorde

28/02/2013 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Cultura - Tags:

As 154 propostas culturais passam por análise técnica Terminado o prazo para inscrições do edital 03/2012 do Conselho Municipal de Cultural (Concultura), é hora de contabilizar o número de inscritos. Ao todo, foram 154 as propostas encaminhadas, um recorde histórico desde 2009, com a criação do Fundo Municipal de Cultura, que financia atividades culturais. De acordo com o presidente, Sidnei Marcelos Lopes, o prazo estendido para inscrições – de 17 de dezembro de 2012 a 25 de fevereiro -, além das ações de divulgação, oportunizaram o acesso ao edital. “A informação chegou aos agentes culturais, culminando no número expressivo de inscritos”, avalia. Ainda de acordo com Lopes, a preocupação dos integrantes do conselho é a de atingir mais promotores da cultura na cidade, fomentando a qualidade do material proposto. O edital 03/2012 disponibilizará R$ 1.175.055,00, destinados para projetos do Patrimônio Histórico Cultural Edificado, Patrimônio Histórico Cultural Material e Imaterial e demais áreas culturais. As áreas a serem beneficiadas são música; teatro e circo; dança; audiovisual; artes visuais e artesanato; literatura; manifestações culturais; patrimônio histórico edificado; patrimônio histórico cultural material e imaterial; e artes integradas. A maior fatia dos recursos deste edital – R$ 873.744,00 – será destinada para projetos de áreas culturais, no valor máximo de R$ 17 mil cada. Outros R$ 91.311,00 serão investidos na área de Patrimônio Histórico Cultural Material e Imaterial, também com valor máximo de R$ 17 mil cada. Os R$ 210 mil restantes serão aplicados em projetos do Patrimônio Histórico Cultural Edificado, no valor máximo de R$ 45 mil cada. A execução das propostas aprovadas ficará compreendida ao período de julho a dezembro. Mantendo a tradição dos outros editais, a área de música foi a que recebeu maior número de propostas, com 54 inscrições, seguida da de teatro e circo, com 22 inscritos; manifestações culturais, artes visuais e artesanato, ambas com 13 propostas; literatura, 12; audiovisual, 11; dança, nove; patrimônio histórico cultural material e imaterial, oito; patrimônio histórico cultural edificado, sete; e artes integradas, com cinco inscrições. Os projetos passam, agora, por seleção de, pelo menos, três pareceristas com conhecimento técnico da área, sem vínculo com a Fundação, Concultura ou proponentes, além de análise documental formada por dois integrantes da Fundação Cultural e outros dois do Concultura. Aprovados nas duas etapas, as propostas seguem para homologação do conselho. “Todo este trâmite legal deverá ser finalizado em meados de maio. A execução dos projetos deve ocorrer de junho e dezembro”, calcula. Um outro edital de apoio e financiamento de atividades culturais deve ser lançado ainda este ano, de acordo com Lopes. Outra meta é a realização de um curso de capacitação para a elaboração de projetos, o que deve facilitar a vida dos proponentes. Em quatro anos de existência, o Concultura, através do Fundo, financiou mais de R$ 3,3 milhões em 264 projetos, o que representa uma média de 66 por ano.