Novo sistema de abastecimento do Rio Molha será inaugurado domingo

19/02/2020 - Publicado por: Patricia - Categoria: Samae - Tags: rio molha

A Prefeitura de Jaraguá do Sul inaugura no próximo domingo (23), às 10h, o novo sistema de abastecimento de água do Rio Molha, obra do Samae que beneficiará os bairros Rio Molha e parte da Barra do Rio Molha e da Vila Nova. A inauguração será em frente ao reservatório intermediário, localizado na RI-069, uma lateral da rua principal do bairro, na altura do número 1.508.

O presidente do Samae, Ademir Izidoro, explica que desde 1997 a população destes bairros é atendida pelo chamado Sistema Independente do Rio Molha, uma captação de água do ribeirão localizada no alto do morro, cuja capacidade de tratamento é de 28 litros por segundo. “A principal dificuldade do Sistema Independente é a vulnerabilidade dele, ou seja, em períodos de muita chuva, precisa ser desligado por causa da turbidez da água e, em períodos de estiagem, o que impede o tratamento é a falta de água”, explica o presidente, acrescentando que a manutenção é elevada. “Nesta semana mesmo, após as chuvas, uma equipe foi com retroescavadeira retirar a areia e lama que assoreavam o local da captação”.

A obra foi feita por meio do Plano de Ampliação de Saneamento (PAS), com investimento de R$ 4 milhões, sendo parte da autarquia municipal e parte financiado pelo BNDES. O novo Sistema de Abastecimento de Água do Bairro Rio Molha é composto por 3.636 metros de redes, sendo boa parte em PEAD, dois reservatórios de 100 mil litros cada, localizados no Parque Municipal de Eventos, o reservatório denominado Intermediário – construído em aço vitrificado –, que tem capacidade para armazenar 500 mil litros de água, além de 500 mil litros do Sistema Independente – localizado na Rua Pedro Chiodini –, que está sendo desativado e cujo reservatório servirá para abastecer a chamada parte alta do Rio Molha.

Para a implantação da rede de água, houve a necessidade de abertura de valas nas ruas Pedro Chiodini, Adolfo Antônio Emmendoerfer, Adolf Puttjer e Walter Marquardt, que foram recuperadas pelo Samae. No caso da Adolfo Antônio Emmendoerfer, o Samae recuperou toda a pista de descida, desde a Pedro Chiodini até o cruzamento com a Adolf Puttjer e a Frederico Curt Alberto Vasel. Além disso, foi feito o enrocamento das duas margens do Ribeirão Molha, nas imediações do reservatório intermediário e a pavimentação do acesso à RI-069.

O Plano de Ampliação de Saneamento iniciado em junho de 2019 contempla investimentos de R$ 57 milhões em várias frentes. Com a instalação de 11 novos reservatórios, o Samae aumentará a capacidade de reservação para 26 milhões de litros de água potável. Um destes reservatórios é o novo R3, na Vila Baependi, fundos da KG Motos, onde foi demolida uma estrutura de um milhão de litros e está sendo erguido um novo reservatório para quatro milhões. Nas próximas semanas, a Prefeitura ainda vai inaugurar o novo sistema de abastecimento de água do Boa Vista.