Novas residências terão mais fiscalização

03/04/2009 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Reconstrução - Tags:

Foi assinado hoje à tarde um convênio de cooperação entre a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-SC) – regional de Jaraguá - para aumentar a fiscalização de obras irregulares no município. O convênio, assinado pela prefeita Cecília Konell e pelo presidente do CREA-SC, Raul Zucatto, garante ajuda do Conselho, com dois fiscais, e da Secretaria de Planejamento, com mais dois fiscais, para garantir que as obras tenham engenheiro responsável e alvará municipal. O objetivo é proporcionar que residências e estabelecimentos comerciais sejam construídos de maneira segura e com o acompanhamento profissional necessário.De acordo com o secretário extraordinário da Reconstrução, Ingo Paulo Robl, metade das 150 casas condenadas pela Defesa Civil, durante a enchente de novembro de 2008, era irregulares. “Isso mostra a necessidade de mais fiscalização para que outras vidas não sejam colocadas em risco”, completou Robl. A reunião contou com representantes de toda a sociedade, entre eles membros do ProJaraguá, Defesa Civil, Câmara de Vereadores, Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, CREA, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá, Secretarias Municipais, Fujama, Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Celesc e a prefeita Cecília Konell. Todos concordam com a necessidade de se prevenir novos incidentes como o que ocorreu nas cheias do final do ano passado. Uma das formas seria evitar que novas construções irregulares sejam erguidas. Há a preocupação de que a demanda de novas construções seja maior do que a capacidade de fiscalização de quatro fiscais. Para se ter uma ideia da velocidade com que Jaraguá cresce, o presidente da Acijs, Guido Bretzke, apontou que somente a Celesc recebe pedido de ligações para 75 novas residências por dia. Tanto o CREA como a Prefeitura se comprometeram a aumentar o quadro de fiscais em seus órgãos. A assinatura do convênio faz parte do Projeto Repensar Jaraguá, que foi criado em conjunto com a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Secretaria Extraordinária de Reconstrução e Fujama e tem como principal objetivo garantir a recuperação de rios, residências e encostas com segurança e sustentabilidade.