Categorias



Museus da Paz e Emílio da Silva participam de evento do Ibram

11/05/2016 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Cultura - Tags: museus semana paisagens culturais

Museu da Paz e Museu Histórico Emílio da Silva participam da 14ª Semana Nacional do Museus, de 16 a 22 de maio, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, lembrado em 18 de maio. No total, 1.236 instituições desta natureza participam do evento, que contabiliza cerca de 3.700 atividades cadastradas.

A cada ano, o Conselho Inernacional de Museus (ICOM) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é também o mote norteador das atividades da Semana de Museus. Neste ano a temática será “Museus e paisagens culturais”.A ideia é reforçar o papel sociocultural destas instituições. Quando chamados a abrirem suas portas para seus contextos externos, enfatiza-se a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do país, que possui um mosaico de bens culturais.

Museu da Paz - No Museu da Paz a programação envolve o Seminário “Museu da Paz e suas Paisagens Culturais”, em dois turnos diferenciados, para socialização dos resultados de pesquisas, que se dará em três etapas: mostra de trabalhos, mesa-redonda e comunicações orais. A mostra prevê exposição dos trabalhos elaborados por alunos. A abertura está agendada para 16 de maio, marcando o início da Semana Nacional dos Museus 2016, com término em 30 de junho. No dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, a mostra estará em frente ao Museu da Paz, e contará com a monitoria dos alunos, autores dos trabalhos. Os horários das apresentações ocorrem das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. A mesa-redonda ocorrerá no dia 19, no grande auditório do Cejas, em dois períodos - manhã e tarde - e envolverá os professores responsáveis pelo projeto, com falas a respeito das metodologias, objetivos, dificuldades e resultados dos trabalhos realizados durante as pesquisas. A etapa de comunicação oral, em mesmo local, períodos e data, envolverá estudantes e pesquisadores, logo após a mesa-redonda.

A responsável pela ação educativa do Museu da Paz, Dionara Radunz Bard, lembra que os interessados deverão inscrever-se, gratuitamente, para participar dos eventos pelos fones 2106-8719 ou 2106-8700.

Museu Emílio - O Museu Histórico Emílio da Silva programou uma exposição temporária sobre o tema durante a semana comemorativa, que envolve a unidade escolar do Colégio Marista São Luís. Jé em 17 de maio ocorre a mesa-redonda “Museus - Paisagem Cultural do Rio da Luz”, com o seguinte roteiro: “a importância da preservação como parte da memória cultural de um povo”, com a historiadora Silvia Kita; “núcleo colonial Rio da Luz, um espaço de memória, resgate e sustentabilidade, com Lidia Mattedi Pacheco, que apresenta a temática no trabalho de conclusão de curso de Arquitetura; “Paisagem Cultural dos Roteiros Nacionais de Imigração e, mais especificamente, do Rio da Luz”, com Dalmo Vieira Filho, arquiteto e integrante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN ; e “Ações de planejamento urbano para o Rio da Luz, com Juliana Reu Junqueira, arquiteta e gerente de Integração da Política Urbana e Ambiental do Instituto Jourdan.

O dia 21 de maio encerra a Semana Nacional do Museus no Emílio da Silva com, a partir das 10 horas, apresentações folclóricas na Praça Angelo Piazera. “A programação, que envolve a relação entre museus e paisagens culturais, comunidade estudantil e acadêmicos, marca a participação do Emílio da Siva no evento do Ibram”, finaliza o chefe de museus, Ademir Pfiffer.







 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000