Categorias



Museu da Paz recebe visita de oficiais

05/05/2016 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Cultura - Tags: oficiais museu paz

O Museu da Paz recebeu, na quarta-feira (27/04), a visita de 25 integrantes do Núcleo de Preparação de Oficiais (NPOR) do 62º Batalhão de Infantaria (BI) de Joinville, acompanhados pelos Oficiais Major Rubens Augusto Klank Júnior e Sargento Savian, além de oito Oficiais da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército (AORESC), entidade liderada pelo Tenente Fruet, que também esteve presente. O encontro, considerado inédito e de grande importância por parte do Museu, teve como objetivo contribuir para a formação dos alunos do NPOR, oportunizando-lhes maiores informações a respeito da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, por meio da Força Expedicionária Brasileira, as quais foram enriquecidas pelo acervo exposto e por várias peças da reserva técnica. Além do Museu, o grupo conheceu a Praça do Expedicionário onde, em frente ao Monumento aos Expedicionários, tiveram a oportunidade de registrar sua presença por meio de fotos. Também conheceram o Monumento ao Batalhão de Suez, que homenageia a participação dos Expedicionários Boinas Azuis, tropa brasileira das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), que atuaram na região de 1957 a 1967.

De Jaraguá do Sul foram 20 os expedicionários envolvidos nessa operação militar e, justamente por essa significativa participação, a artista Denyse Meri Zimmermann da Silva prestou uma homenagem a esses jaraguaenses por meio de sua obra. A cor vermelha simboliza a intensidade da luta, o formato em “S” remete ao nome do canal e também sugere um ponto de interrogação que questiona o porquê da guerra. A imagem do rasgo expressa a fronteira entre os países e suas divergências, a figura da onda representa a desembocadura do canal no Mar Mediterrâneo.








 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000