Município de Jaraguá passa a emitir Carteira do Autista a partir de junho

07/02/2019 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Social - Tags: municipio jaragua emitir carteira autista junho

Instituída pela Lei Municipal 7.819/2018, publicada em 7 de dezembro, a Carteira de Identificação do Autista (CA) começará a ser emitida e distribuída gratuitamente em Jaraguá do Sul a partir de junho pelos Cras (Centro de Referência de Assistência Social). De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, “estamos elaborando licitações para definir os fornecedores do material destinado à confecção dos documentos e os criadores do banco de dados que será formado com as informações fornecidas”.

A secretária informa que mais detalhes estarão disponíveis em breve no site da prefeitura jaraguaense. Ela adianta que no momento de realizar o cadastro será necessário apresentar relatório médico confirmando o diagnóstico, documentos pessoais do autista e dos pais ou responsáveis, além de comprovante de endereço.

Para Maria Camello, a CA deve assegurar que os autistas tenham seus direitos reconhecidos, pois esse transtorno não é facilmente identificado, sendo comum que restaurantes, shoppings e cinemas, por exemplo, não estejam preparados para atendê-los por desconhecerem sua condição. “Muito barulho, luz forte, movimento, muita gente e longo tempo de espera são situações que afetam os autistas; quando precisam enfrentar isso tudo ficam agitados repentinamente e as pessoas não entendem, acham que é ‘birra’ e que não podem ficar em filas preferenciais”, explica a secretária. “É importante que as pessoas entendam o transtorno para que eles consigam se comunicar melhor”, recomenda.

Website Security Test