Categorias



Mudas e equipamentos entregues a Obras e Defesa Civil

21/06/2017 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Meio Ambiente - Tags: muda; motosserra

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) promoveu na manhã desta quarta-feira, a entrega de mil mudas de árvores e equipamentos para Secretaria de Obras e Serviços Públicos e Diretoria Municipal de Defesa Civil. O ato ocorreu no próprio pátio da Secretaria, na rua Angelo Rubini, Barra do Rio Cerro e os recursos para o repasse provém de multas emitidas pela própria Fundação.

O presidente da Fujama, Normando Zitta, explicou que a entrega é o início do programa de substituição gradativa de árvores por essas mudas na área urbana e da margem de rios. “Até porque existem árvores mais antigas com risco de cair e causar danos à comunidade. A ideia é viabilizar o plantio ser sempre maior do que as árvores que eventualmente serão derrubadas”.

As espécies das mudas escolhidas para o programa de arborização da Fujama são extremosa branca (400 unidades); extremosas lilás (100); extremosas vermelhas (100); pata de vaca (120); canelinha (80); quaresmeiras (10); ipês amarelos (119); ipês roxos (55); sibipirunas (10) e; jacarandá mimosifolia (9 unidades).

Segundo técnicos da Fujama em comum esses tipos árvores tem como características suas raízes que crescem para baixo, sentido vertical, o que evita dados à tubulações e calçadas. “O que as torna ideal para o trabalho de arborização urbana”, explicou engenheiro florestal da Fujama, Claudionei Peters. Obras também recebeu um perfurador de solo usado para o plantio de mudas de árvores

Já para a Defesa Civil foram entregues duas motosserras, equipamentos muito utilizados para o corte de galhos e árvores caídos por conta de tempestades, por exemplo.

 

 






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000