Categorias



Modelo de calçada promove maior segurança aos pedestres

24/07/2015 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Jourdan - Tags: claçada travessia pedestres mobilidade


O modelo de calçada adotado na esquina com as Ruas Reinoldo Rau e Guilherme Weege, no centro da cidade, promove maior segurança aos pedestres, possibilitando também uma travessia mais rápida. Os proprietários do imóvel aplicaram  projeto desenvolvido pelo Instituto Jourdan, que foi acompanhado em parceria com a Secretaria Municipal do Urbanismo. O avanço da calçada e o consequente alargamento é permitido em áreas de esquina, locais em que o Código de Trânsito Brasileiro proíbe o estacionamento de veículos. Assim, os pedestres têm visibilidade maior dos veículos e também são vistos mais facilmente pelos motoristas. Canteiros e balizas garantem orientação e segurança de todos. Outro fatr positivo envolve a acessibilidade, com rampas no nível da travessia e suaves, o que facilita da trânsito de cadeirantes, idosos e carrinhos de bebês.


De acordo com a arquiteta e urbanista do Instituto Jourdan, Maira Dalpiaz, o modelo pode ser aplicado em outros imóveis da área que abrange o Projeto de Revitalização Urbana de Jaraguá do Sul, bastando manifestar o interesse junto ao Instituto. Cada situação será avaliada. “Desta forma, aplicamos, na área central da cidade, frações do projeto, desenvolvido em 2013 e encaminhado ao Ministério das Cidades”, pondera.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000