Minipalestras abrem comemorações ao Dia Mundial da Água

16/03/2009 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Meio Ambiente - Tags:

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) promove, durante esta semana, minipalestras sobre a importância das árvores na manutenção do ciclo hidrológico normal e conservação do solo, destinadas a alunos de dez escolas das redes municipal e estadual de ensino. Abrindo as atividades alusivas ao Dia Mundial da Água e ao Dia Nacional da Conservação do Solo – comemorados em 22 de março e 15 de abril, respectivamente –, esta iniciativa envolve estudantes de unidades educacionais que receberam mudas de plantas frutíferas doadas recentemente pela empresa Duas Rodas.De acordo com a educadora ambiental da Fujama, Lucy Cyriaco Lagedo, a empresa doou 6,3 mil mudas de goiabeiras, as quais foram incorporadas à ação “Semeando Frutos”, do “Projeto Rios Limpos: Uma Confluência Ambiental”. “Este projeto tem como objetivo incentivar a recomposição vegetal dos espaços comunitários, através da distribuição de mudas de plantas frutíferas e/ou ornamentais de pequeno porte, e estimular as pessoas a retomarem a prática salutar de jardins e pomares, proporcionando melhoria na qualidade de vida e contribuindo para a manutenção do ciclo hidrológico”, explica Lucy Lagedo. A programação prossegue na tarde do próximo sábado, quando o Clube de Canoagem Kentucky realizará uma limpeza do Rio Jaraguá, e culmina, segundo Lucy Lagedo, com uma grande comemoração no dia 25, nas dependências do Sesc. Com promoção da Fujama, Sesc, Samae/JS, Corpo de Bombeiros/JS, Faculdade Jangada, Secretaria de Educação/JS, Seara/Cargil e Gerência Regional de Educação, o evento envolverá 361 alunos de quatro unidades educacionais: Emef Ribeirão Cavalo, Emef Luiz Gonzaga Ayroso, Emef Atayde Machado e EEB Valdete Inês Piazera Zindars. A educadora ambiental informa que os estudantes receberão lanche e poderão participar de oito oficinas durante o evento – “Cofrinho Porquinho” (reaproveitamento de material), “Semeando Frutos”, “Contação de Histórias”, “Arte da Terra”, “Faça uma Gota Feliz”, “A Ciranda do Equilíbrio” e “Recióleo”. Também estão previstas brincadeiras como pintura facial (com o tema “Água”), dança circular e de cooperação, cama-elástica e piscina de bolinhas, além da mostra “Senhor Inseto: Muito Prazer”. Esta promoção conta com a parceria de Malwee Malhas, Duas Rodas, Secretaria do Estado de Desenvolvimento Regional e várias vários setores da prefeitura jaraguaense.