Categorias



Mineiro aprova trajeto do Circuito Vale dos Encantos

23/07/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Turismo - Tags: cicloturismo jaragua do sul

A exuberância das paisagens aliada à infraestrutura disponibilizada no Vale do Itapocu surpreendeu positivamente o cicloturista mineiro Augusto Pinho, 38 anos, que no último fim de semana encerrou, em Jaraguá do Sul, parte do roteiro que integra o Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos.

Aproveitando as férias de julho, o analista de sistemas veio de Belo Horizonte (MG) especialmente para vivenciar um roteiro de três dias pela região. Augusto foi o primeiro a desenvolver o Circuito, totalizando 160 quilômetros de pedalada. O ponto de partida foi a Sociedade Cultura Artística (Scar). Antes de se aventurar sob duas rodas, ele optou por alugar equipamento completo para a prática de mountain bike.

Entre os locais percorridos, de encher os olhos, o cicloturista de BH destaca as subidas do Rio Manso e do Rio do Júlio, essa última em Schroeder. Os dois locais, segundo ele, “foram desafiadores”. O trajeto empreendido pelo biker de Minas Gerais sofreu uma pequena modificação, a pedido dele, feita pela operadora de turismo de Jaraguá do Sul, parceira do projeto.

O “Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos” foi elaborado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo; Colegiado de Turismo da Amvali, coordenado pelo diretor de Turismo, Marcelo Nasato; juntamente com municípios que integram o Vale do Itapocu e parcerias com a iniciativa privada.

O roteiro original do Circuito de Cicloturismo prevê 250 quilômetros em cinco dias, por Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá e Schroeder, passando por Pomerode.

Infraestrutura é enaltecida

O biker Augusto Pinho garante que gostou bastante de tudo o que viu, nos três dias em que explorou as belezas do Vale. O tempo chuvoso não o intimidou: “A chuva dificultou um pouco, mas faz parte e é bom também. Ficou dentro que almejava e com certeza vou indicar para outros desenvolverem esse circuito”, assegura ele, satisfeito com o resultado da aventura.

No último dia, pedalou pelo Parque Malwee. “Fiquei muito surpreso com a qualidade do atendimento, a estrutura das pousadas onde me hospedei, o suporte que recebi”, declara. Ele também não poupa elogios a Jaraguá do Sul, que considera “uma cidade muito boa, rica e estruturada”. Conta que já tinha recebido boas referências de Santa Catarina, “mas não esperava tanta infraestrutura”.

“Tudo o que vi, achei ótimo. Jaraguá do Sul é uma cidade limpa e organizada, e é muito importante divulgar esse circuito. Tem que divulgar bastante”, recomenda. 


Ainda de acordo com Augusto Pinho, antes de conhecer a microrregião com a “magrela”, ele já havia passado pelos circuitos de cicloturismo do Vale Europeu e das Araucárias.

Projeto iniciado em 2017

O Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos começou a ser desenhado em dezembro de 2017, com o levantamento feito pela Control Metric, de São Bento do Sul, empresa especializada em mapeamento de circuitos esportivos. O diretor de Turismo de Jaraguá do Sul, Marcelo Nasato, acredita que o circuito atende plenamente as expectativas dos cicloturistas em diversos aspectos e por isso tem tudo para resultar no incremento da economia da região.

Informações podem ser obtidas com a Diretoria de Turismo de Jaraguá do Sul, no (47) 2106-8234.
 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000