Categorias



Meninas de 9 a 13 anos devem comparecer nos postos de saúde

11/09/2015 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: hpv segunda dose saude vacina

Segunda dose da vacina contra o HPV é fundamental para proteção eficaz contra a doença


A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul comunica que neste mês está realizando a campanha de vacinação para a segunda dose contra o HPV. A primeira dose foi aplicada em março e a segunda dose deve ser aplicada seis meses depois, ou seja, em setembro. Agora é hora de voltar ao posto de saúde para receber a vacina e garantir uma proteção eficaz contra a doença, que pode levar ao câncer de colo de útero, segundo tipo de câncer mais frequente nas mulheres.


A supervisora de imunização da Secretaria da Saúde, Ana Kneipp, explica que a vacina é prioritária na adolescência, pois nesta fase as meninas não entraram em contato com o vírus e a produção de anticorpos é eficaz. A Secretaria da Saúde espera aplicar a segunda dose em 1.800 meninas, de nove a 13 anos. A orientação para meninas de nove a 13 anos que não receberam a primeira dose na época certa, é de que compareçam no posto de saúde mais próximo o quanto antes.


A vacina é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de vírus, HPV 6, HPV 11, HPV 16 e HPV 18, os mais frequentes na população. A terceira dose da vacina é feita cinco anos após a primeira dose, ou em março de 2020, para aquelas que receberam a primeira dose em março de 2015.


Curiosidade


No Brasil, o câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. A cada ano, surgem 20 mil novos casos e ocorrem oito mil mortes devido a essa doença.


Mais informações no posto de saúde mais próximo da residência.

 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000