Medalhistas dos Jogos Abertos são recebidos pelo prefeito Antídio Lunelli

27/11/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Esportes - Tags: jasc

Jaraguá do Sul será sede do Jasc em 2020. Avaliação é que 2019 foi ano histórico para o esporte jaraguaense

Uma quarta-feira dourada na Prefeitura de Jaraguá do Sul. Integrantes da delegação de atletas e treinadores que representaram o município nos Jogos Abertos de Santa Catarina deste ano se reuniram com o prefeito Antídio Lunelli, o vice Udo Wagner e a secretária de Cultura Esporte e Lazer Natália Petry.

Jaraguá do Sul fechou a participação na 59ª edição dos Jasc na 11ª colocação, com 42 pontos conquistados em oito modalidades: basquetebol, ciclismo, natação, taekwondo, voleibol de praia, voleibol, tiro armas longas e xadrez. Pelo quadro geral de medalhas, ficou na 10ª posição, com 37 conquistas, sendo 10 de ouro, 10 de prata e 17 de bronze.

Para o prefeito Antídio Lunelli, o reconhecimento ao trabalho realizado por treinadores e atletas é fundamental. Lunelli ainda lembrou que no próximo ano a cidade será sede da 60ª edição dos Jogos Abertos e defendeu que com planejamento e apoio o esporte pode crescer ainda mais.

“O Flamengo é exemplo. Fez um planejamento de seis anos, se reestruturou, colocou a casa em ordem, e aí veio o resultado. Para tudo é preciso planejamento, foco, dedicação. Vocês podem contar com apoio da administração”, afirmou.

A secretária Natália Petry ressaltou o bom ano para o esporte jaraguaense, que conquistou em 2019 pela primeira vez um pódio nos Joguinhos, com o terceiro lugar geral, conquistou também o terceiro lugar geral na Olesc e teve títulos importantes no Estado e nacionais em diversas modalidades.

“Tenho muito orgulho da nossa equipe, da capacidade dos nossos técnicos, da garra dos nossos atletas. Agradecemos a administração pelo apoio. Em 2019 vivemos momentos históricos. Criamos o bolsa técnico que profissionalizou as contratações. Acompanhei histórias emocionantes, de superação, dedicação e temos certeza que 2020 será um ano ainda mais especial”, disse a secretária lembrando que para a realização dos Jogos Abertos está prevista uma série de investimentos, como o repasse de R$ 2 milhões do Estado, de R$ 2,5 milhões para construção de um centro esportivo anexo à Arena, do governo federal, e ainda, a construção de estande olímpico para o tiro no Parque de Eventos.

Representante da natação, o treinador Marcio Kunhatä Sabino de Freitas destacou o apoio do município às modalidades e disse que, ao lado de Marco Antônio de Aragão Veiga, projeta ainda melhores resultados. Este ano, entre os títulos conquistados pela natação jaraguaense estão o ouro na Olesc, no masculino, o 2º lugar nos Joguinhos de Santa Catarina, no feminino, o Estadual, também no feminino, além de diversos títulos individuais, como o Brasileiro conquistado por Guilherme Kanzler.

Outra técnica, Karina Patricia Souza, que nesta semana conquistou o título brasileiro dos Jogos da Juventude com a equipe de voleibol feminino, ressalta a parceria entre a Prefeitura e o Colégio Evangélico Jaraguá na modalidade. O vôlei feminino esteve no pódio em 2019 em todas as competições realizadas pela Fesporte  e Karina concorre ao Troféu Gustavo Kuerten como melhor treinadora de SC.

Já o técnico Emerson Wagner, do atletismo, disse que o investimento público no esporte tem garantido um futuro melhor a diversas crianças e adolescentes. “Projetos como o bolsa atleta garantem inclusive que eles continuem estudando.