Categorias



Majestades pioneiras relembram início da Schützenfest

29/10/2018 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Cultura - Tags: majestades schutzenfest

Depois de três décadas, Lilian, Francisco e Sonéia ainda mantém contato com a festa e esperam que seus filhos mantenham seus legados

E lá se foram três décadas. Hoje a Schützenfest é um dos principais eventos culturais do Estado e a maior festa de atiradores do Brasil. Algo que o trio Lilian Kreutzfeld Losi, Francisco Carlos Muller e Sonéia Hornburg nem imaginava quando se tornou o das primeiras majestades do tiro e da beleza nos primórdios da festa.

Historicamente, a Schützenfest iniciou em 1989, mas foi somente em 2004 que a escolha do Rei e Rainha do Tiro ganhou o atual formato. “Foi quando passou a ser coroado o ‘Rei dos reis dos atiradores’. Momento em que Francisco e eu acabamos levando a faixa”, relembra Lilian Kreutzfeld Losi, a primeira rainha do tiro da história do evento.

Vinda de uma família de atiradores do bairro Garibaldi, Lilian, além da primeira, se tornaria a atiradora que mais vezes levou a coroa da festa, três vezes, sempre pela Sociedade Independência. “Sempre ia à festa. Meu pai atirava e eu comecei com 14 anos. Depois disso não parei mais. Espero que meu filhinho de 1 ano mantenha viva esta tradição”, sorri Lilian.

Já Francisco Müller, que foi coroado quando representava o Baependi hoje não está filiado a nenhuma sociedade ou clube. “É uma tradição que precisa se manter viva. Considero um feito até porque ainda gosto muito de atirar”, destacou o primeiro rei do tiro da Schützen. Aposentado, ele ainda sem mantém ativo como empresário de uma empresa recuperadora de motores. Aliás, também se mantém ativo como atirador. “No ano passado, até representei a Sociedade Amizade, mas independente disso, sempre dou meus tiros. Aliás que mais gosto é vir na Schützen atirar e beber um chopp. Não precisa mais nada”, brincou.

Beleza original – Sonéia Hornburg, por sua vez, ainda lembra a emoção de quando se tornou a 1ª Rainha da Beleza da Schützenfest . Ela exibe o álbum com imagens da época que reinou absoluta na festa dos atiradores. Fotos como a coroação e o desfile em carro aberto pelas ruas de Jaraguá do Sul ainda a emocionam. “Me lembro que na época trabalhava na Malwee e seu Wandér me liberou 10 dias por conta da Schützen”, relembrou Sonéia que venceu o concurso como representante da Sociedade Aliança.

Ela comenta que a rotina de rainha sempre foi muito exigente. “É praticamente um ano de compromissos para divulgar a festa. Recentemente vi que nossa atual rainha esteve em São Paulo por conta disso. Mas vale a pena”, sorriu a majestade de 1989.

Quando a festa comemorou 25 anos, Sonéia voltou a ser lembrada. “O pessoal (imprensa) sempre nos procura para entrevistas”, disse. Depois do primeiro reinado da Schützenfest ela espera que seu legado também seja transmitido a filha, Anna Letícia, 21 anos, estudante da faculdade de Biomedicina em Blumenau.. “Ela tem vontade, mas precisa ver se dá para conciliar com os estudos.”

Para as três majestades originais a Festa dos Atiradores cresceu muito em tamanho e importância ao longo dos anos, assim como o papel de seus personagens. “Até o tratamento é outro. Antes, acredito, éramos apenas figuras decorativas. Hoje existe todo um protocolo que anuncia quando os reis do tiro chegam no pavilhão ou em outro evento”, relembrou Lilian.

Os anos passaram, mas o trio não perde o carinho e o contato com a Schützenfest. Por outro lado, a própria Comissão Central Organizadora (CCO) faz questão de manter viva essa memória. Nas duas sextas-feiras desta edição acontecerá as noites das Majestades do Trio e das Realezas, ações que homenageiam todas aquelas pessoas coroadas ao longo de 30 edições da festa do tiro.

Também por conta das três décadas de existência da festa, os pioneiros e outros personalidades importantes da Schützenfest serão homenageados no próximo dia 5, no Salão Barg, em sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).


 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000