Mais de 90 mil árvores foram plantadas desde 2017

29/08/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Gabinete - Tags: mudas reflorestamento fujama

Quem percorre as ruas de Jaraguá do Sul percebe que a cidade está mais colorida, com mais árvores e flores e um cuidado especial está sendo dado também àquelas áreas pouco acessadas pela comunidade, mas com relevante interesse ambiental. E o número por trás disso é impressionante.

O Programa de Revitalização Arbórea da Prefeitura, coordenado pela Fujama, com a participação do Samae e outras secretarias como Obras, foi responsável pelo plantio de 90.600 mudas de 2017, - quando foi implantado -, até a primeira quinzena de agosto deste ano. Isso daria para criar uma floresta totalizando cerca de 130 campos de futebol juntos, são 815.400 metros quadrados.

Deste total, 58.200 mudas foram plantadas dentro do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

Na recuperação da Mata Ciliar, foram outras 8.300 mudas, na arborização urbana foram 4.750 e no plantio em parcerias e na distribuição à comunidade foram 19.350 árvores.

A arborização interfere positivamente na qualidade de vida das pessoas, proporcionando benefícios estéticos, sociais, econômicos, e dentre os aspectos ambientais tem papel importante na melhoria das condições climáticas, trazendo maior conforto, melhor quantidade e qualidade da água dentre outros.

Segundo o presidente da Fujama, Normando Zitta, a administração municipal tem a meta de até o fim de 2020 chegar à marca de 120 mil árvores plantadas, onde o principal desafio a ser vencido agora é o da arborização urbana. Para isso, ainda este ano deve ser iniciado o plantio de mais de sete mil mudas na área urbana, através da Secretaria de Obras.

Entre as áreas degradadas que foram recuperadas estão aquelas próximas a loteamentos ou empreendimentos licenciados pela Fujama, onde o empreendedor fica responsável por fazer a recuperação de áreas já degradadas ou margens de rios sem vegetação, conhecidos pela área técnica como PRAD. A fiscalização é de responsabilidade da Fujama.

A arborização urbana envolveu diversos pontos da cidade, em especial, nas regiões mais afastadas da cidade como Garibaldi, Nereu Ramos, Amizade e, chegando até locais mais centrais como a Arena, Pista de Atletismo, Via Verde dentre outras.

Segundo o prefeito Antídio Lunelli, essa é uma ação de respeito ao meio ambiente e carinho por Jaraguá do Sul. “Eu sou um amante da natureza e na nossa cidade isso é muito forte, a valorização da terra, das árvores, do campo. Faltava um grande programa como esse, que vem sendo muito bem executado, para gente deixar Jaraguá do Sul ainda mais bonita e agradável”, diz.