Categorias



Mais de 15 mil estudantes voltam às aulas nesta segunda-feira

03/02/2017 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Educação - Tags: volta aulas

A Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul está promovendo nesta sexta-feira (3), a escolha de vagas para os professores contratados temporariamente. O processo começou na quinta-feira (2) e, de acordo com o secretário de Educação, Rogério Jung, a intenção é começar o ano letivo, na próxima segunda-feira (6), com o quadro de professores o mais completo possível. “É importante dizer que os projetos educacionais terão continuidade este ano, mas, não neste momento, em que precisamos garantir a presença dos professores em sala de aula. Nas próximas semanas, os professores voltarão a atuar nos projetos”, explica.


Para o início das atividades com os alunos, o secretário diz que as escolas e os centros municipais de Educação Infantil estão preparados para receber os quase 20 alunos de 1º a 9º ano e as cerca de 3,8 mil crianças que frequentarão os CMEIs. “Em algumas unidades podem acontecer pequenos reparos nas estruturas, mas nada que comprometa o início do ano letivo”, destaca o secretário.

Quanto à distribuição dos uniformes escolares, Rogério Jung informa que a situação financeira da Prefeitura impede que o projeto tenha continuidade este ano. O assunto foi tratado desde o dia 2 de janeiro, segundo ele. Vários estudos foram feitos sobre o orçamento da Secretaria de Educação, deixado pela gestão anterior. Rogério lamenta, mas reforça que a falta de recursos impede a Prefeitura de distribuir os uniformes para os estudantes da rede municipal.

Entretanto, reforça que algumas medidas já foram tomadas e outras ainda serão necessárias para garantir o equilíbrio financeiro da Secretaria Municipal de Educação. Uma delas, foi a diminuição no número de cargos. Uma reforma administrativa promoveu um remanejamento de 15 servidores, que poderá gerar uma economia de R$ 600 mil por ano. “Temos outras ações que pretendemos desenvolver nas escolas, mas, antes disso, temos que dar o exemplo aqui na Secretaria”, enfatiza. “Na Educação, estão cerca de 50% dos servidores públicos municipais de Jaraguá do Sul. Conseguimos fazer com que as funções internas sejam ocupadas por servidores efetivos. Fora o cargo de secretário, todos os demais que ocupam funções aqui na Secretaria são do quadro de servidores públicos municipais”, finaliza. Outra metodologia também está sendo estudada para a escolha de diretores das escolas públicas municipais.  

Texto: Rogério Talini - gerente de Comunicação da PMJS






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000