Mais de 1,6 mil vagas de trabalho geradas no município em 2013

31/01/2014 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Economia - Tags: vagas emprego

Jaraguá do Sul apresentou um saldo de 1.658 novas vagas de trabalho geradas em 2013, segundo dados recém-divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De acordo com o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Benyamin Parham Fard, este resultado demonstra a retomada da contratação, principalmente do segmento industrial, e representa um acréscimo de 600% em relação a 2012, quando o saldo positivo foi de apenas 237 vagas. Entretanto, ele alerta que apesar deste saldo positivo ter sido maior do que a média catarinense (crescimento de 20%) e nacional (perda de 14%), “a curva de tendência ao longo da última década é decrescente, o que requer atenção do gestor público”.

Benyamin Fard informa que, com base nestes recentes dados divulgados pelo Caged, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico elaborou nota técnica que traz o comportamento e o saldo de empregos em Jaraguá do Sul referentes ao ano de 2013. Ele destaca que o crescimento econômico do município, historicamente, é caracterizado pelos seus altos índices de empregabilidade, devido à estrutura de seu grande polo industrial, e também pelo apoio dos setores de comércio, serviços, construção civil e agronegócios.

"Os dados apresentados em nossa nota técnica ratificam a necessidade da criação de políticas públicas municipais que auxiliem no fomento à diversificação econômica, atração e retenção de novas empresas e negócios, para que o município possa fomentar a livre iniciativa e promover a geração de emprego e renda, contribuindo para elevar o nível de vida e o bem-estar da população", aponta o secretário.

Clique aqui para acessar a nota técnica “Comportamento das Admissões e Demissões em Jaraguá do Sul no Ano de 2013”.