Mais 26 profissionais qualificadas no Curso de Diarista

28/07/2010 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Capacitação - Tags:

Orgulho, alegria e satisfação eram sentimentos claramente percebidos nos rostos e nas atitudes das 26 mulheres que receberam seus certificados de participação no Curso de Colaboradora Residencial/Diarista, durante solenidade de formatura realizada no início da tarde da última terça (27), no Salão Cristo Rei, da Igreja Matriz São Sebastião. Entre as formandas, estava Eliane Vidoto Moreira, 35 anos (foto à esquerda), que, recentemente, deixou de trabalhar em uma empresa para se tornar diarista, porque “ganha mais”, segundo sua avaliação. Para ela, o curso foi ótimo, pois aprendeu técnicas novas que permitiram aperfeiçoar o serviço que já realizava em duas residências, onde trabalha uma vez por semana em cada uma delas.

“Aprendi a forma certa de preparar a mesa para o jantar, engomar a roupa, organizar armário e arrumar uma cama box”, exemplifica Eliane, declarando-se mais apta e segura para aumentar o número de residências que atende e completar sua agenda semanal. Mesmo assim, ela ainda não está satisfeita com esta conquista. Seu próximo objetivo é fazer um curso de computação. “Vou poder ajudar as patroas e até, quem sabe, conseguir outro tipo de serviço”, diz esta mulher, que tem apenas o primeiro grau, mas garante que vai retomar os estudos. “Quero evoluir”, salienta, acrescentando que o Curso de Diarista também serviu como incentivo para buscar mais qualificação. Um livro de receitas sugeridas pelas próprias alunas durante o curso foi um dos presentes recebidos por elas junto com o certificado na solenidade que teve a coordenação do secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Célio Bayer. Também presentes na cerimônia, a prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell, da secretária do Desenvolvimento Social, Família e Habitação, Edimara Orzechowski de Souza, da representante do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego, Rousane Maria Balvedi, do vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Neivor José Bussolaro, e do responsável pela paróquia São Sebastião, Carlos Alberto Rodrigues – o Pe. Beto. “O trabalho de vocês é muito importante, embora ainda não seja tão valorizado no Brasil quanto em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo”, destacou Bayer, dirigindo-se às formandas. De acordo com ele, valorizar estas profissionais que atuam com prestação de serviços na área de limpeza e organização de residências está entre os principais objetivos desta qualificação. O secretário informou que esta foi a terceira turma (foto ao lado) qualificada pelo Curso de Colaboradora Residencial/Diarista e disse desconhecer a existência de outras iniciativas desta natureza. “Já somos referência para outros municípios, como Joinville e São Bento do Sul, por exemplo, que nos procuraram para conhecer nossa experiência”, acrescentou. A realização do Curso de Colaboradora Residencial/Diarista é uma iniciativa da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Social, Habitação e Família, do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego, da Igreja Matriz São Sebastião e da Câmara de Dirigentes Lojistas/JS. A capacitação desta turma envolveu um total de 28 horas e as aulas ocorreram no Salão Cristo Rei, da Igreja Matriz São Sebastião. Ética profissional, direitos e deveres, utilização correta de eletrodomésticos, reconhecimento de produtos de limpeza, uso adequado dos equipamentos de segurança, separação de resíduos recicláveis, economia de água e luz estão entre os conteúdos abordados durante o curso.