Categorias



Mais 1.500 árvores serão plantadas em três localidades

04/09/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Meio Ambiente - Tags: arvores fujama

Neste mês de setembro, intitulado mês das árvores, a Prefeitura de Jaraguá do Sul intensifica os trabalhos para deixar a cidade mais bonita e com mais vida. Em comemoração à data, em ação conjunta da Diretoria de Habitação, Secretaria de Obras e Fujama, foi criado o Programa Verde nos Bairros.

Nesta etapa, o objetivo principal é melhorar a qualidade de vida da população de áreas mais afastadas do centro através do plantio de espécies arbóreas nas calçadas e passeios, mutirão de limpeza e sinalização.

Nesta fase, serão atendidos os Loteamentos Harmonia, Loteamento Souza e Santo Antônio beneficiando 15 ruas em uma extensão total de 7.200m, onde serão plantadas 1.500 mudas de árvores tipo extremosa, ipês, pata de vaca e quaresmeira.

Nesta quarta-feira, servidores das três pastas com auxílio da Diretoria de Trânsito estão trabalhando no Loteamento Harmonia, demarcando os espaços que receberão as árvores, fazendo um mutirão de limpeza e reforçando a sinalização de trânsito. As mudas devem ser plantadas no sábado ou na próxima semana, dependendo do tempo. 

Para o diretor de Habitação Luís Fernando Almeida, a ação visa tornar estes espaços mais atrativos para comunidade, além de chamar os moradores para se sentirem responsáveis pela manutenção. “Não é só plantar árvores, é um programa de urbanização. Por muito tempo esses locais foram esquecidos”, diz. Sobre o Loteamento Souza, em processo de regularização, Almeida ainda acrescenta que todas as ruas da localidade já foram identificadas, receberam melhorias na infraestrutura, com concretagem e agora contarão também com essa ação.


Na visão do secretário de Obras Onésimo Sell, este programa se diferencia da arborização na área urbana central, pois a população terá a oportunidade de participar e acompanhar o plantio e, com isto, haverá maior sensibilização quanto ao cuidado com o meio ambiente.

A meta é que o Programa alcance cinco mil mudas plantadas nos bairros até o fim de 2020, deixando a cidade ainda mais agradável e bonita.

Mais de 90 mil mudas 
O Programa de Revitalização Arbórea da Prefeitura, coordenado pela Fujama, com a participação do Samae e outras secretarias como Obras, foi responsável pelo plantio de 90.600 mudas de 2017, - quando foi implantado -, até a primeira quinzena de agosto deste ano. Isso daria para criar uma floresta totalizando cerca de 130 campos de futebol juntos, são 815.400 metros quadrados.

Deste total, 58.200 mudas foram plantadas dentro do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Na recuperação da Mata Ciliar, foram outras 8.300 mudas, na arborização urbana foram 4.750 e no plantio em parcerias e na distribuição à comunidade foram 19.350 árvores.


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000