Categorias



Mães aprovam uniforme escolar entregue pela administração municipal

28/09/2010 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Educação - Tags:

Disponibilizadas em março deste ano para as escolas municipais, contemplando mais de 14 mil estudantes, as 70 mil peças de uniforme escolar podem ser vistas por todos os bairros do município, principalmente quando crianças e adolescentes estão a caminho da escola, voltando para suas residências ou mesmo durante atividades extra curriculares. Naquela ocasião, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria da Educação, entregou 14 mil kits para as 32 unidades escolares de Ensino Fundamental, contendo, cada kit, duas calças-bermuda, duas camisetas e uma jaqueta, com investimento aproximado de R$ 1 milhão.

A dona de casa Valdirene Cardoso de Oliveira Porath, mãe de Vanessa (11 anos) e de Andressa (oito anos), alunas do sexto e quarto anos da Escola Luiz Gonzaga Ayroso, aprova os uniformes: “roupa pra criança é cara. E agora, com o uniforme, não preciso mais comprar tanta roupa. Muitas vezes elas me questionavam o porquê de uma coleguinha poder usar uma calça jeans, uma blusinha mais elaborada ou um tênis de marca, e elas não. Nem todos os pais têm condições financeiras para comprar roupas e calçados de marca. Antes da chegada do uniforme, eu sempre tinha que preparar de quatro a cinco pares de roupa para as crianças. Agora, nada disso é preciso. É muito bom porque a calça do uniforme vira bermuda com a abertura do zíper. O uniforme é de boa qualidade, fácil de lavar e seca rápido”.



Já a professora Sandra Kamchem, mãe de Gustavo (12 anos) e de Gabriel (oito anos), alunos do oitavo e terceiro anos da Escola Alberto Bauer, afirma que os uniformes vieram para moralizar um pouco o ambiente escolar. “Antes da adoção do uniforme, alguns alunos, principalmente as meninas, vinham com roupas impróprias para as aulas, usando minissaias demasiadamente curtas e regatas desapropriadas. Os corpos ficavam muito à amostra. Isso constrangia um pouco os professores e os próprios colegas de classe. Esse problema foi praticamente solucionado com o uniforme que, além de bonito, é muito confortável. Outro benefício da criança uniformizada é a fácil identificação dela quando está fora da sala de aula. O controle fica bem mais fácil”.

O secretário da Educação, Silvio Celeste Bard, destaca três benefícios do uniforme: “Os pais têm mais facilidade para vestir seus filhos, ganhando em praticidade e economia. A padronização ajuda diretores e professores a identificarem rapidamente uma criança que está fora da sala. Uniforme resulta em disciplina e organização. Para os alunos também foi importante, pois todos estão usando a mesma roupa. Eventuais disparidades sócio-econômicas entre as famílias são neutralizadas com o uniforme e isso é muito importante no ambiente escolar”.   

A criação das peças esteve a cargo da acadêmica do curso de Moda do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (Unerj) Vanessa Juliana dos Santos Brandelero, vencedora de um concurso interno realizado na instituição. A estudante é responsável, também, pela elaboração dos uniformes nas escolas municipais de Massaranduba e São Bento do Sul. Segundo ela, “as peças utilizam materiais que proporcionam conforto e beleza a custo acessível, como meia malha e tactel”. Os kits foram produzidos por uma empresa de Jaraguá do Sul, especializada em confecção de uniformes.






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000