Lançado edital de licitação para o primeiro trecho da Via Verde

29/04/2016 - Publicado por: AUREA - Categoria: Urbanismo - Tags: via verde licitacao primeiro trecho

Foi lançado esta semana o edital de licitação para a obra do primeiro trecho da Via Verde, a ser construída no bairro Ilha da Figueira. O trecho da nova rua compreende 1.222,28 metros, que vai da Estação de Tratamento de Esgoto do Samae (Rua Hedwig Bruns) até a ponte do Centenário (Rua Benildo Zanin). Para esta etapa da obra serão investidos R$ 3.698.854,56, sendo R$ 2,965,600 destinados pelo Ministério das Cidades (a fundo perdido) por intermediação do senador Paulo Bauer e R$ 733.254,56 de contrapartida da Prefeitura de Jaraguá do Sul. A Prefeitura também investiu cerca de R$1,5 milhão em indenizações para a execução deste trecho.

A outra parte da Via Verde, que terá mais cerca de 1,7 mil metros e custo estimado em R$ 5 milhões, deve ser executada após o término do primeiro trecho. Outro projeto paralelo realizado pelo Instituto Jourdan, também prevê a construção de um parque próximo a Via Verde. As informações sobre a licitação do trecho da Via Verde foram repassados na manhã desta sexta-feira (29) durante coletiva de imprensa no gabinete do prefeito Dieter Janssen.

A abertura do envelopes da licitação ocorre no dia 30 de maio, sendo que a previsão de início da obra é de junho com conclusão estimada em 12 meses. O prefeito Dieter acredita, que com o bom andamento das obras, grande parte da rua possa estar concluída até o fim do ano.

O trecho da Via Verde, que será construída às margens do Rio Itapocu, em uma extensão da rua Rinaldo Bogo, paralela a rua José Theodoro Ribeiro e vai auxiliar na melhoria do fluxo viário da cidade e região. A obra será ainda um importante binário para o bairro Ilha da Figueira que também serve de passagem para quem vai a Blumenau e o litoral.

Segundo o secretário de Urbanismo Ronis Bosse, por se tratar de uma via que será feita próxima do rio, o projeto prevê também a realização de obras de contenção das margens por meio de gabião (estruturas parecidas com gaiolas, que se tornam sólidas ao serem preenchidas com pedras) para evitar erosões.