Categorias



Jogue as máscaras velhas no lixo comum. Não no reciclável

12/06/2020 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Samae - Tags: tag1 tag2

A orientação de jogar no lixo comum as máscaras de proteção utilizadas nesse momento de pandemia é da gerente de Resíduos Sólidos do Samae, Morgana Decker, engenheira sanitarista. Ela explica que, se forem jogadas no lixo reciclável, as máscaras podem contaminar as pessoas que trabalham nas cooperativas que separam os resíduos recicláveis. Ao ir para o lixo comum, as máscaras usadas não entram em contato com pessoas e vão direto a um aterro sanitário. Muito mais seguro para todos. 

O uso de máscaras passou a ser obrigatório em Jaraguá do Sul desde o dia 16 de abril, como mais uma forma de combate ao coronavírus. No entanto, uma preocupação que surge com o uso das máscaras e mesmo as luvas descartáveis é quanto ao descarte correto desses materiais. É preciso tomar alguns cuidados depois do uso desses itens de proteção.

A primeira recomendação é que as pessoas prefiram o uso das máscaras de tecido, pois são reutilizáveis, desde que devidamente higienizadas. “Assim, geram menos lixo e, consequentemente, ocasionam menor impacto ambiental e econômico, já que elas poderão ser utilizadas mais vezes, e não sabemos por quanto tempo se fará necessária a prevenção”, explica Morgana.

Não jogar esses materiais no lixo reciclável é outra importante recomendação, já que as máscaras e luvas não têm outra utilização e pior, podem estar contaminadas. Sendo assim, o ideal é que as pessoas descartem, sempre que possível, as máscaras e luvas em sacos plásticos separados e bem amarrados.

Também não é recomendado o descarte sem embalagem nas lixeiras públicas das ruas, praças e dos prédios públicos, ou mesmo nas lixeiras de uso comum de prédios e ambientes particulares. “O correto é que ninguém mais tenha contato com a máscara ou as luvas que você usou, justamente para evitar a eventual propagação do coronavírus”, esclarece a engenheira sanitarista.



 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000