Categorias



Jaraguá está com inscrições abertas para residência em Medicina de Família

04/09/2015 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: residencia medica medicina familia comunidade inscricoes

A Comissão de Residência Médica (Coreme) da Secretaria Municipal da Saúde se reuniu com secretários municipais e diretores na Prefeitura de Jaraguá do Sul na manhã dessa sexta-feira (4) para apresentar um panorama do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, iniciado na cidade em março deste ano com uma residente. O coordenador da comissão, Michel Jorge de Oliveira, médico ESF do posto de saúde da Vila Lenzi e um dos preceptores dos residentes, explicou que o programa tem por objetivo formar médicos especialistas para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente na Atenção Básica, assumindo as equipes de Saúde da Família. Secretarias de Saúde de todo o País têm dificuldade de encontrar esse tipo de profissional.

Entre as novidades apresentadas pela Coreme está o lançamento do Processo Seletivo nº 001/2015/Semsa, que abre três novas vagas para Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, com início das aulas previsto para 2016. As inscrições devem ser feitas de 1º a 30 de setembro de 2015 por meio do site www.acm.org.br.  

Outro assunto apresentado foi a exigência, através de lei federal, de que todos os programas de residência médica no País, até 2018, tenham aulas de Medicina de Família e Comunidade durante o primeiro ano de residência, com atuação do residente em unidades de saúde. Então, se um profissional quiser ser médico cirurgião em um hospital, por exemplo, vai ter que, primeiro, passar um ano em uma unidade de saúde, assumindo equipes de Saúde da Família. “Isso é muito bom porque os médicos especialistas terão mais conhecimento sobre o atendimento das equipes de Saúde da Família. E também poderão gostar da área e fazer residência em Medicina de Família”, avaliou a diretora de Atenção Básica, Nádia Renate da Silva.

A reunião contou com a presença do prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, da secretária da Saúde, Cristiane Haffermann Wille, do secretário da Fazenda, Ademar Possamai, dos membros da Coreme e da médica residente em Medicina de Família e Comunidade, Gabriela Zanghelini, entre outras autoridades municipais. Gabriela começou o programa de residência no dia 2 de março deste ano e termina no dia 1º de março de 2017, como médica especialista em Medicina de Família e Comunidade.


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000