Categorias



Jaraguá do Sul garante aquisição de 20 pluviômetros

26/02/2013 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Defesa Civil - Tags:

Confirmação ocorreu durante visita da delegação da  Defesa Civil municipal e à sede do Cemaden em São Paulo

O secretário municipal da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Marcelo Heinz Prochnow, o agente da Defesa Civil Perivaldo de Souza e o engenheiro Antônio Henrique Bueno da Secretaria Municipal da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, entre outros membros responsáveis pela Defesa Civil dos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) estiveram  sexta-feira (22) em Cachoeira Paulista (SP) onde conheceramas instalações do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) a qual está inserido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma das unidades de pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia da Inovação.(MCTI).

Durante o encontro foi confirmado pela direção do Cemaden que Jaraguá do Sul será contemplada pelo projeto do Governo Federal "Pluviômetros nas Comunidades" que visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais. Em janeiro quando se inscreveu no projeto, Jaraguá do Sul solicitou o repasse de 20 pluviômetros.

No decorrer da visita foram esclarecidos os procedimentos internos adotados pelo Centro, referente à forma de monitoramento para a emissão dos alertas de desastres naturais, que são enviados ao  Centro Nacional de Desastre (Cenad)  responsável pelo encaminhamento destes alertas para as defesas civis municipais. Ao mesmo tempo atualiza dados das áreas de riscos do município, promove troca de contatos, entre outras informações técnicas.

O centro é formado por diversos profissionais de diversas áreas como geógrafo, hidrólogo, assistente social, meteorologista entre outros profissionais da área.






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000