Categorias



Taxa de letalidade da Covid em Jaraguá é menor que índice geral do Estado

24/06/2020 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: corona coronavirus indice letalidade cem mil habitantes covid jaragua

Município tem índice de 1,7 morte por cem mil habitantes, abaixo da média estadual que é de 3,7 mortes a cada cem mil habitantes

Conforme dados dessa terça-feira (23), o município de Jaraguá do Sul está empatado com Blumenau na 10ª posição com relação à taxa de letalidade da covid nos municípios catarinenses com mais de cem mil habitantes. São 13 municípios no total que têm população igual ou superior a cem mil habitantes.

O índice de letalidade por cem mil habitantes é de 1,7 para Jaraguá e Blumenau. Enquanto que Itajaí registra 13,7 mortes por cem mil, o maior índice do Estado. Em segundo lugar vem Balneário Camboriú, com índice de 5,6 mortes, seguido de Criciúma (5,1), Joinville (4,9), Tubarão (4,7) e Chapecó (4,5).

Essas cidades estão com o índice acima da média estadual, que é de 3,7 mortes/cem mil habitantes. Abaixo da média catarinense estão Florianópolis (2,8), Palhoça (2,3), Blumenau (1,7), Jaraguá do Sul (1,7), Brusque (1,5), São José (1,2) e Lages (0,0). A fonte de pesquisa é o IBGE, a Secretaria de Estado da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde.

Para o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, as ações tomadas pelo poder público, iniciativa privada e população desde o início da pandemia contribuíram para esse baixo índice de letalidade observado em Jaraguá. “Disponibilizamos locais de atendimento para pessoas com sintomas de gripe. O Pama 1 se tornou a referência para atendimento de casos suspeitos de covid. O horário do Pama se estendeu para sábados, domingos e feriados. Casos suspeitos são encaminhados para testagem no próprio Pama. A Central de Orientação sobre Coronavírus, 0800-643-8089, orienta e monitora casos suspeitos. Em caso de gravidade, os pacientes são encaminhados para os hospitais, onde o tratamento é de excelência”, ressalta Fischer. 

Ele acrescenta que as boas práticas sanitárias, como uso de máscara, isolamento social, higienização constante das mãos, uso de álcool gel, além da divulgação incansável dos meios de comunicação, também foram fundamentais para esse resultado. “E não podemos relaxar nas medidas de proteção. Todos precisam fazer sua parte para que os números se mantenham controlados em Jaraguá”, alerta o diretor.

O secretário de Saúde, Alceu Moretti, destaca a criação do Comitê de Crise contra o coronavírus, com reuniões diárias, como uma ótima ferramenta para que as decisões sejam tomadas de forma coletiva e eficiente. A afinidade com os hospitais, a boa equipe de Saúde e o monitoramento dos pacientes com sintomas pela Central de Orientação também são citadas como destaque. “Essas ações fizeram com que nossos cidadãos procurassem os serviços de saúde antes de um agravamento da doença. Isso faz toda a diferença nos índices apresentados por Jaraguá”, afirma Moretti.



 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000