Jaraguá MIX atrai 20 mil pessoas em três dias

07/05/2019 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Turismo - Tags: turismo jaragua mix

Aproximadamente 20 mil pessoas passaram pelo Parque Municipal de Eventos no último final de semana para conferir as múltiplas atrações do Jaraguá MIX. O tríplice evento agregou o 1º Encontro de Voo Livre, o 5º Encontro de Veículos Antigos de Jaraguá do Sul e o 3º Festival de Cervejas. Exposição de motocicletas e bicicletas antigas, brinquedos infláveis e o mercado de pulgas estavam entre atrativos paralelos. Promoção do Jaraguá Clube de Voo Livre, Autos e Clássicos do Vale e Sociedade Recreativa Alvorada, contou com apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo.

A grande sensação foi o simulador de voo virtual sobre Jaraguá do Sul, a primeira cidade do Brasil a proporcionar esse tipo de aventura, fato que aguçou a curiosidade de muitos visitantes. Outra atração foi o estande com equipamentos de asa delta e parapente, com orientações sobre a modalidade, em parceria com a Sol Paragliders.

Segundo os organizadores, em torno de 400 veículos antigos foram expostos ao público, vindos de diversas regiões do Estado. De Santa Catarina, o carro mais distante em exposição foi o Monza modelo SR de 1986, de Concórdia. Representações de Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Blumenau, Pomerode, Florianópolis, assim como dos estados do Paraná e São Paulo, também marcaram presença. Já o voo livre atraiu cerca de 80 pilotos, superando a expectativa inicial, de 60 inscritos. A movimentação contínua de pessoas na praça de alimentação, no pavilhão B, pelos estandes de food trucks, que teve as oito cervejarias artesanais de Jaraguá do Sul, também referendam o sucesso do megaevento.

Ótimas impressões

O diretor de Turismo, Marcelo Nasato, se mostra entusiasmado com a receptividade junto ao público já na primeira edição do Jaraguá MIX. Atesta que um colecionador de São Bernardo do Campo (SP) veio de avião para participar do Encontro de Veículos Antigos e gostou de tudo o que viu: “Ele (participante) chegou na sexta-feira (3), e disse que ficou encantado com a cidade, achou acolhedora e organizada. Confirmou participação na segunda edição do Jaraguá MIX e que pretende vir dirigindo o carro”.

“O Jaraguá MIX foi bem aceito e elogiado por juntar os três eventos em um, promover essa interação, para alcançar essa abrangência e visibilidade, valorizando o que temos de melhor”, resume Nasato.

Segundo o diretor, agora as entidades envolvidas estão avaliando os resultados e a movimentação econômica gerada pelo Jaraguá MIX: “Vamos fazer uma reunião para alinhar e ver os pontos fracos e fortes para o ano que vem”.

Em agosto, a segunda edição

Ainda de acordo com Marcelo Nasato, a segunda edição do Jaraguá MIX será nos dias 10 e 11 de agosto, dessa vez com o Desafio das Antenas, de mountain bike, CrossFit, o Encontro Sul-Brasileiro de Suzuki Jimny, além de um pedal de cicloturismo. O evento também terá atrações gastronômicas com as delícias oferecidas nos food trucks, comidas funcionais e as cervejas artesanais fabricadas na cidade.

Turismo e negócios

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Domingos Sávil Zancanaro, ressalta a importância desse tipo de evento e  reafirma o compromisso em promover iniciativas como essa: “É uma das soluções encontradas para fomentar nosso turismo, movimentar a economia local e proporcionar lazer e entretenimento ao nosso povo e aos visitantes. Fiquei muito feliz com o resultado alcançado e só tenho a parabenizar a todos os envolvidos na promoção e realização”, declara. “O número acima de 20 mil visitantes no Jaraguá MIX, realizado no Parque Municipal de Eventos, entre os dias 3 e 5 de maio, comprovam o sucesso de mais uma parceria entre iniciativa privada e Prefeitura Municipal. Aqueceu a economia, como também trouxe alegria, diversão e reafirmou o potencial turístico do município”, complementa.

“O resultado foi muito acima de nossas expectativas. A população e os turistas aprovaram a iniciativa, a marca Jaraguá MIX veio para ficar”, conclui Domingos Zancanaro.