Jaraguá em Ciência abre 1º dia da mostra com bom público

10/09/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Educação - Tags: febic ciencia feiras

De cartilha sobre uso racional de água fatura a componente de proteção solar extraído dos resíduos do arroz. Exposição apresenta diversidade de trabalhos

O primeiro dia de exposição da Movimento Jaraguá em Ciência justificou o nome do próprio nome do evento: movimentado. Os corredores entre os estantes montados na Arena Jaraguá - que pareciam amplos antes do início do evento – ficaram lotados durante a manhã desta terça-feira (10). Afinal, a iniciativa reúne três feiras no mesmo espaço: a Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) além de duas municipais: Ciência e Tecnologia e de Matemática.

A impressão que se tem é que não é possível visitar todos os estantes numa única manhã devido à diversidade dos 410 trabalhos apresentados por alunos e professores de 17 Estados e dos países Colômbia e Paraguai. Deste total, 160 são de escolas da Rede Municipal e os outros 250 da própria Febic.

Entre os representantes locais está o trabalho feito pelas alunas Nayla Martini Peres e Marta Emanuela Aguiar Vieira na Escola Anna Towe Nagel, do bairro Água Verde. Sob a orientação da professora Andréia Renta, as estudantes do 4º ano desenvolveram uma cartilha intitulada “A Matemática na fatura da água”. De uma forma bem didática, as duas explicam como o estudo foi feito a partir da análise das faturas de água das próprias famílias dos alunos pode contribuir para o uso racional deste recurso. “A gente precisava entender como é feita a medição do consumo e, a partir daí, começar a criar procedimentos e atitudes para a economia da água”, destaca Nayla que mostra a enquete feita na própria escola sobre qual o “principal vilão”, desta economia. “Banho demorado foi o que mais foi abordado pelos entrevistados”, emendou Maria.

Já o estande da Escola Jonas Alves a maquete do Parque Geométrico que tem a proposta mostrar as formas geométricas da matemática através dos conhecidos brinquedos de um parque de diversões. A proposta foi feita pelos alunos especiais Gabriel Oliveira e Marcele Vitória Tomazi. “A ideia surgiu quando Marcele, que é deficiente visual, tentou descrever como ela imaginava um parque de que havia visitado anteriormente. Junto com Marcelo, que tem deficiência intelectual, mas é um excelente montador neste tipo de trabalho, ela desenvolveu esta proposta”, descreveu a professora Vanderleia Spezia que orientou os alunos. “Nossa, a gente está bem feliz de estar aqui e poder mostrar o que fizemos em sala de aula”, disse a sorridente aluna.

Já os estudantes da 7ª fase do curso de Química do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Jaraguá do Sul, Bruna Meinerz, Alessandra Ramos e Vinícius Demikoski apresentam nesta Febic a proposta de extração de compostos fenólicos da casca e farelo do arroz e a avaliação de sua capacidade protetora contra raios UV do sol. A ideia dos estudante criar um componente mais ecológico e eficiente nos filtros de proteção solar, muito utilizado durante o verão. “Normalmente esses resíduos tem uma utilização na alimentação do gado como farelo e a casca é usada como combustível termoelétrico que é prejudicial ao meio ambiente”, destacou Bruna Meinerz. “A gente descobriu que este composto tem um fator de proteção solar muito bom. Ou seja, se este componente fosse utilizado num protetor solar ele teria uma boa eficiência. E este é um futuro projeto que a gente pretendemos desenvolver”, emendou outra integrante do projeto, Alessandra Ramos.

Em meio a toda esta troca de conhecimento, o secretário de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Rogério Jung, aproveitou a manhã para visitar alguns estandes do Movimento Jaraguá em Ciência. “O pessoal está motivado. Estamos vendo muitos trabalhos aqui. O pessoal participando e a comunidade vindo para prestigiar. Enfim, acredito que será mais um sucesso para Jaraguá do Sul que cada vez mais vem se destacando nas feiras e no investimento para Educação”, observou o secretário.

Galeria de fotos