Categorias



Jaraguá do Sul tem 22 casos positivos de dengue e 27 focos do mosquito transmissor

18/05/2020 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Saúde - Tags: dengue campanha corona coronavirus

Os dois últimos focos de proliferação do aedes egypti foram detectados nos bairros Vieira e Centro

Mesmo com o foco principal voltado ao atendimento relacionado à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul também tem mantido o trabalho preventivo em relação a outras endemias como é o caso da dengue.

Segundo a  a supervisora do Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Aline Cristiane Borba Monteiro, hoje o panorama do combate à dengue no Município é o seguinte: 27 focos de proliferação do mosquito transmissor  da doença, 22 casos positivos de dengue. "Temos ainda 56 suspeitos até a última atualização feita pela Epidemiologia", explicou a supervisora.

Os dois focos mais recentes do mosquito da dengue foram descobertos nos bairros Centro e Vieira, no último dia 11. "Já começamos a trabalhar nas áreas principalmente na questão de orientação aos munícipes. Como a gente teve focos recentes ali a nossa preocupação é muito grande quanto à proliferação do mosquito nesta redondeza."
 
Aline explica também que por orientação da própria Secretaria de Saúde de Estado quanto ao Programa da Dengue os agentes de endemia não podem adentrar a imóveis onde houver idosos, gestantes ou nos quais os moradores não pemitam."Mesmo com esta dificuldade, os agentes têm feito o possível para realizar seu  trabalho. “Quando são impedidos de entrar nosso pessoal procura passar as orientações, muitas vezes, no portão da casa. “Neste caso, o registro é feito como visita parcial. No entanto, quando o munícipe não se interessa em ouvir o registro passado à Ouvidoria é de visita recusada”, disse. 

Mudança de comportamento - No entanto, a supervisora observa que nas últimas visitas os cidadãos têm se mostrado mais receptivos, ao contrário  no início da decretação da quarentena do novo coronavírus.
"Por incrível que pareça, a gente está conversando bastante com os munícipes e eles estão sendo bem receptivos neste momento. Acredito que aquele pânico inicial, devido à covid-19, já passou. Claro que a gente tem algumas negativas, algumas recusas, mas nosso trabalho está começando a caminhar de um maneira diferente do que era no início da pandemia. Há bastante relatos dos nosos agentes que estão contentes com esta receptividade."

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000