Categorias



Jaraguá marca presença no lançamento do Observatório de Turismo

30/01/2019 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Geral - Tags: turismo

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, marcou presença durante o lançamento do Observatório do Turismo, na noite de terça-feira (29), no auditório do Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. A iniciativa foi da Fecomércio SC e do Senac, reunindo o trade turístico catarinense. Na ocasião também foi apresentado o relatório “Turismo Catarinense em Movimento”, ciclo de eventos que ocorreu em 2018 visando para identificar demandas e oportunidades das diversas regiões de Santa Catarina. 
O documento será entregue ao Ministro do Turismo, Governo do Estado, aos representantes da Câmara Federal, Senado e Assembleia Legislativa, prefeitos, empresários, associações e entidades civis. Participaram do evento o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávil Zancanaro, e o diretor de Turismo, Marcelo Schiochet Nasato.
O site do Observatório do Turismo (http://observasctur.com.br/) a partir de hoje disponibiliza monitoramento, indicadores, compartilhamento de informações e dados da cadeia produtiva, assim como para área específica das 242 ações prioritárias elencadas no relatório. São informações levantadas nas 12 Instâncias de Governança do Turismo, que somam 184 municípios, divididas em gestão, governança, infraestrutura, inovação, legislação e qualificação. Sob a coordenação do Sistema Fecomércio, segue as diretrizes da política nacional do setor, com o intuito de integrar as regiões turísticas, fomentando a sustentabilidade do setor no Estado.

Turismo em Movimento

Com seus inúmeros atrativos culturais e naturais, diversidade de paisagens e de roteiros, o turismo catarinense responde por 12,5% do PIB e hoje emprega cerca de 122 mil pessoas. A série de encontros do ciclo Turismo Catarinense em Movimento, nos meses de outubro e novembro de 2018, reuniu aproximadamente 600 participantes, entre representantes do poder público, iniciativa privada e trade turístico, estabelecendo uma rede de colaboração em todo o estado para definir ações e prioridades para cada região.

Potencial catarinense enaltecido

O presidente do Sistema Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, destaca que “o Estado é um dos primeiros a tirar o projeto do papel. As ações elencadas pelas instâncias serão norteadoras para criação de políticas públicas, financiamento de projetos e ações de fortalecimento da cadeia produtiva. Por meio do Observatório será possível visualizar as demandas e execução das ações de forma sistêmica”. O diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino, ressalta o potencial de Santa Catarina para atrair turistas ao longo do ano: “O Estado precisa é estar preparado para proporcionar a melhor experiência e por isso é fundamental essa rede de cooperação. O Turismo Catarinense em Movimento foi o pontapé para algo que é muito maior. A partir de agora é preciso profissionalizar todo o trade turístico para desenvolver social e economicamente a cadeia produtiva do setor”.
O diretor de Turismo de Jaraguá do Sul, Marcelo Schiochet Nasato, enaltece o lançamento do site Observatório de Turismo, que passa a ser uma preciosa ferramenta aos gestores do segmento e do trade turístico catarinense. Importante lembrar que Jaraguá do Sul participou do planejamento estratégico realizado dia 14 de novembro de 2018, em Joinville, com as presenças do secretário Domingos Zancanaro e do diretor de Turismo, Marcelo Nasato. Informações complementares sobre as diretrizes do Turismo em Movimento podem ser acessadas no http://www.temsc.com.br/.


 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000